Topo

Blog do Brasilianismo

James Green: Impeachment é parte de programa contra conquistas da esquerda

Daniel Buarque

08/09/2016 14h09

James Green: Impeachment é 1º passo de programa para desfazer conquistas da esquerda

James Green: Impeachment é 1º passo de programa para desfazer conquistas da esquerda

O impeachment de Dilma Rousseff pode ser o primeiro passo de um programa para desfazer as mudanças alcançadas pela esquerda no Brasil, segundo o historiador americano James Green.

Em um artigo publicado no site da organização North American Congress on Latin America (Nacla), Green analisa o processo político que levou à eleição e ao fim do mandato de Dilma e indica que o país pode passar por uma virada radical no projeto político iniciado com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

Segundo Green, além do impeachment, o programa dos conservadores na política brasileira prevê barrar Lula de ser candidato em 2018 e o encolhimento dos programas sociais existentes, das proteções trabalhistas e dos benefícios da previdência social. Além disso, diz, o novo governo quer abrir ainda mais a economia para investimentos estrangeiros, privatizar estatais e expandir a exploração de petróleo por multinacionais.

"Na semana após o impeachment, forças contra o governo Temer começaram a se juntar em grandes protestos públicos. Eleições municipais serão realizadas em outubro e testarão a força de diferentes partidos políticos, e e expectativa é que a esquerda perca espaço. A ex-presidente Dilma pediu que fossem realizadas novas eleições diretas, o que parece improvável, e Lula propôs a formação de uma aliança de esquerda para a eleição de 2018. Ativistas, estudantes e muitos jovens parecem energizados e continuam fazendo oposição às medidas do novo governo. O que vai acontecer no futuro próximo, entretanto, é difícil de adivinhar", diz o artigo.

Green estuda a política brasileira há mais de três décadas e consuma ser considerado próximo à esquerda brasileira. Em entrevista à BBC Brasil, em março, disse que o impeachment seria um atentado contra a democracia brasileira. Além disso, ele criou um manifesto assinado por um grupo de estrangeiros que estudam o Brasil em universidades do exterior contra o que veem como uma "séria ameaça" à democracia na crise do país.

Ele é professor de história e estudos brasileiros na universidade Brown, nos EUA, morou oito anos no Brasil nos anos 1970 e presidiu o New England Council on Latin American Studies (Neclas). É autor de "Apesar de vocês: Oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985″ (Cia. das Letras), obra em que revela um movimento desconhecido da maioria dos brasileiros, contradizendo a visão geral de que os EUA apoiaram integralmente o regime militar.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo