Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil é um dos países mais perigosos para ser mulher, diz rádio americana

Daniel Buarque

25/07/2016 18h38

Brasil é um dos países mais perigosos para ser mulher, diz rádio americana

Brasil é um dos países mais perigosos para ser mulher, diz rádio americana

"O país que vai sediar os Jogos Olímpicos no próximo mês é um dos lugares mais perigosos do mundo para ser uma mulher", diz uma reportagem da rádio pública dos Estados Unidos, NPR. Em uma abordagem crítica da violência registrada no país, o veículo diz que as leis não são suficientes para deter os crimes contra mulheres.

"No Brasil, uma mulher é morta a cada duas horas e atacada a cada 15 segundos", revela, indicando que a violência é ainda pior no norte e nordeste do país.

A reportagem conta a história de uma das vítimas dessa violência, morta a facadas pelo ex-parceiro depois de denunciar os ataques que sofria.

"Os homens aqui acham que se eles estão com uma mulher, são donos dela", diz uma entrevistada citada na reportagem.

"A América Latina é o continente com maior número de assassinato de mulheres no mundo. Na maioria dos países da região, incluindo o Brasil, há leis específicas contra o feminicídio e violência contra mulheres para lidar com essa epidemia. Mas essas leis não estão funcionando", diz.

Uma reportagem recente do "New York Times" abordou um outro tema ligado a casos de violência assim, indicando que o país vive uma epidemia de assassinatos de homossexuais.

Relatos sobre violência são uma constante na cobertura que a mídia internacional faz do Brasil. Casos recentes já estabeleceram a violência policial como sendo um forte estereótipo do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo