Topo

Blog do Brasilianismo

'Americas Quarterly': Notícias ruins sobre o Brasil refletem avanço do país

Daniel Buarque

04/07/2016 11h58

'Americas Quarterly': Notícias ruins sobre o Brasil refletem processo positivo

'Americas Quarterly': Notícias ruins sobre o Brasil refletem processo positivo

O noticiário internacional sobre o Brasil às vésperas da Olimpíada dificilmente poderia ser mais negativo. Todos os dias, a imprensa estrangeira tem noticiado problemas relacionados aos Jogos, à violência e também à corrupção na política e à recessão econômica. Tudo isso é resultado de um processo positivo, de avanços do país, e deveria incentivar mais investimentos internacionais no Brasil.

Esta é a avaliação publicada pela revista "Americas Quarterly", que diz que as notícias sobre corrupção no Brasil refletem o fato de que o país é um dos que mais lutam contra ela na América Latina, por exemplo.

As notícias "não significam que o Brasil é o país mais corrupto da América do Sul – elas podem, ao contrário, mostrar que ele tem o mais saudável, ou mais ativo, sistema jurídico", explica.

O editor da revista para a América Latina escreve como uma reposta à notícia de que a empresa aérea Ryanair não pretendia atuar no Brasil por causa da corrupção no país. Segundo ele, a decisão de preferir investir na Argentina por parecer ter menos notícias sobre corrupção é um erro, e o Brasil poderia oferecer mais oportunidades para investidores, pois está mais preocupado em limpar seu sistema.

É preciso ir além do barulho do noticiário. Por mais que haja muitos problemas no Brasil de hoje, o país está seguindo um caminho correto, que pode melhorar a sua situação no futuro, diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo