Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil e América Latina cansaram de populismo, diz 'Financial Times'

Daniel Buarque

27/06/2016 15h59

Brasil e América Latina cansaram de populismo, diz 'Financial Times'

Brasil e América Latina cansaram de populismo, diz 'Financial Times'

O afastamento da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment faz parte de um movimento regional de rejeição do populismo de esquerda na América Latina, segundo uma reportagem publicada pelo jornal de economia "Financial Times".

Além do Brasil, os últimos meses viram mudanças parecidas na Argentina e no Peru, mostrando que a região cansou do modelo adotado anteriormente, avalia a publicação. Até mesmo a reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos e o fim da guerra colombiana contra as Farc podem ser compreendidas como parte destas mudanças, segundo o "FT".

O jornal explica que dois fatores aceleraram este processo. Por um lado, a Venezuela, que era o modelo mais radical dos governos regionais de esquerda, entrou em colapso, com grave crise política e econômica.

"Um segundo fator levando à mudança da maré é a irritação popular com a prevaricação pública – especialmente sob governos de esquerda que supostamente deveriam defender os direitos dos pobres", diz.

No caso do Brasil, especificamente, o "FT" ressalta que a mudança não é definitiva e está resultando em investigações contra o governo interino. Segundo o jornal, entretanto, a necessidade de uma retomada do rumo econômico do país pode ajudar Michel Temer, mesmo que ele esteja envolvido em escândalos de corrupção.

"Um grupo de políticos corruptos pode ter substituído outro igual, mas pelo menos este grupo está agindo de forma correta", diz o jornal, citando uma fonte na indústria brasileira e deixando claro que a preocupação com a economia é maior do que com a luta contra a corrupção.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo