Topo

Blog do Brasilianismo

Marcos Troyjo: Diplomacia de Lula/Dilma não projetou Brasil no palco global

Daniel Buarque

25/05/2016 19h35

Marcos Troyjo: Diplomacia de Lula/Dilma não projetou Brasil ao centro do palco global

Marcos Troyjo: Diplomacia de Lula/Dilma não projetou Brasil ao centro do palco global

A ideia de que a ascensão da imagem do Brasil no mundo ao longo dos últimos anos deu ao país protagonismo nas relações globais é um erro, segundo o pesquisador e colunista da "Folha de S.Paulo" Marcos Troyjo.

Em um texto publicado nesta quarta-feira, Troyjo alega que o Brasil teve uma grande oportunidade e chegou a um "camarote" dessa política internacional, mas que se comportou de forma errada e deixou de aproveitar a chance de se consolidar como importante ator naquele palco.

Sua avaliação pode soar um tanto exagerada, mas ela não nega o fato de que o país teve um aumento na sua visibilidade internacional nas últimas décadas, e que passou a ser mais reconhecido. Sua crítica central indica que o aumento da projeção não se consolidou em aumento de importância real ou de força internacional.

"Enquanto esteve no camarote VIP, o Brasil teve, a um só tempo, os olhos do mundo sobre si e um excelente ponto de observação para antecipar tendências. Ao optar pelo acessório e o perdulário, comportou-se como o "rei do camarote" das relações internacionais", diz.

Troyjo é economista, diplomata e cientista social, e dirige o BRICLab da Universidade Columbia em Nova York. Seu texto avalia as mudanças das relações exteriores do Brasil a partir do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência e da chegada de José Serra ao Itamaraty.

Veja abaixo alguns trechos do texto dele

"A diplomacia de Lula-Dilma não projetou, a bem da verdade, o país ao centro do palco. Nossos tradicionais ativos e potencialidades, de território, população, peso relativo do mercado interno e patrimônio ambiental, somaram-se a um conjunto de fatores positivos. A estabilidade macroeconômica herdada (e dilapidada) pelo lulopetismo, o bônus demográfico, o superciclo das commodities e a promessa de uma superpotência energética permitiram-nos acesso ao "camarote VIP" frequentado por potências emergentes.

De lá, equipado por uma boa estratégia de inserção global, poderia ter continuado a ascender, mas desperdiçou boas oportunidades que lhe passaram à frente.

No camarote VIP, o Brasil pouco fez por reformar-se internamente ou adaptar-se à globalização. Com a possível exceção da agenda global do meio ambiente e dos marcos para o desenvolvimento sustentável, o país pouco liderou. Os Brics, seja como sinônimo de classe de ativos ou plataforma de inserção global, não representam uma formulação "Made in Brazil". Tampouco o G20.

Dizer que de agora em diante o Brasil vai abandonar a "liderança" da integração latino-americana é uma bobagem. Empatias ideológicas e a multiplicação de fóruns regionais para a crítica aos males do mundo não são sinônimos de integração. Enquanto comprar uma garrafa de um bom vinho argentino for mais barato em Nova York do que em São Paulo, a integração não é para valer."

Leia a coluna completa na "Folha"

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo