Shannon O’Neil: Todo processo de impeachment é julgamento político
A pesquisadora norte-americana Shannon K. O'Neil rejeita a ideia de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff possa ser considerado um golpe. Segundo ela, mesmo que não seja um processo recomendável, ele é parte da democracia, e deve ser aceito.
"O impeachment é um julgamento legal e político em todos os lugares", disse, se referindo ao processo sofrido pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, em 1998. "Quando discutiram o impeachment de Clinton, aquilo nao foi exatamente por ele ter mentido por ter tido uma amante. Foi um julgamento político. Todos os casos têm motivação política", disse
Ela faz a ressalva, entretanto, de que apesar da motivação política, existe uma infração real a ser julgada. "A pedalada fiscal é um crime, e há uma justificativa para o processo ser julgado", avaliou.
Pesquisadora sênior de estudos latino-americanos do Council of Foreign Relations, O'Neil disse que isso justifica o fato de que tantos deputados falaram de outras questões ao declarar seus votos, como a corrupção ou a crise econômica. "Por mais que as acusações sejam precisas, a justificativa real para o voto a favor do impeachment é mais ampla", disse.
Ela também acredita que o processo para retirar Dilma do poder não vai interromper o ímpeto da luta contra a corrupção no país.
"A Lava Jato é uma operação impressionante, e criou um modelo para outros países. Ela tem menos a ver com política de que com o trabalho de um judiciário independente, formado por juizes jovens, com formação internacional. Há ainda novas leis, que ajudam a empurrar as investigações", disse.
A pesquisadora concedeu entrevista ao autor do blog Brasilianismo na tarde de segunda-feira, uma dia depois do impeachment. Ela falou para uma reportagem publicada na "Folha de S. Paulo".
Leia também:Para pesquisadores, impeachment passa a punir crimes antes ignorados
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.