Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Folha': Temer faz ação diplomática no exterior por impeachment

Daniel Buarque

16/04/2016 18h21

"Isso contamina a imagem do Brasil no exterior". A frase é de um interlocutor do vice-presidente Michel Temer em meio ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ela foi dita à "Folha de S.Paulo", que revelou que a oposição está desenvolvendo uma ação diplomática para convencer o resto do mundo a aceitar a derrubada do governo do PT. É uma preocupação que revela o quanto o Brasil tem uma atenção constante ao que se fala sobre o país no exterior, especialmente em momentos de crise.

Segundo a "Folha", "o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) viaja a Washington nesta semana para fazer uma contraofensiva de relações públicas com a finalidade de dizer a legisladores e autoridades dos EUA que o impeachment da presidente Dilma Rousseff "não é golpe"."

A medida foi tomada depois que Temer manifestou indignação com as recentes declarações de Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), e Ernesto Samper, Secretário Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que criticaram o processo de impeachment.

"Nesta sexta (15), após se encontrar com Dilma em Brasília, Almagro divulgou nota dizendo que a OEA chegou à conclusão que o impeachment, se levado a cabo, 'constitui um ato de flagrante ilegalidade'."

O jornal relata que o senador tucano vai se encontrar com políticos e grupos econômicos em Washington. "Vamos explicar que o Brasil não é uma república de bananas, as instituições funcionam e os direitos são respeitados, ao contrário do que petistas vêm dizendo", disse.

"Segundo a Folha apurou, Temer e o grupo de pessoas próximas ao vice também estão muito preocupados com os e-mails que foram disparados por alguns diplomatas para embaixadas estrangeiras, afirmando que a oposição estaria tentando dar um golpe de Estado no Brasil. 'Isso contamina a imagem do Brasil no exterior', diz um interlocutor do vice", diz a "Folha".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo