Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Washington Post': Pesadelo do Brasil parece não ter fim

Daniel Buarque

11/04/2016 19h57

Deu no 'Washington Post': Pesadelo do Brasil não tem fim

Deu no 'Washington Post': Pesadelo do Brasil não tem fim

Ninguém sabe aonde a mistura de decepção econômica e desilusão política vai levar o Brasil, diz um artigo de opinião publicado pelo jornal "The Washington Post", da capital dos Estados Unidos. Segundo a publicação, não é possível ver um fim para o "pesadelo" do Brasil.

"Por enquanto, as disfunções política e econômica alimentam uma à outra. A agitação política acaba com a confiança do mercado, e isso enfraquece a economia e amplia a insatisfação política", explica.

O texto é assinado por Robert J. Samuelson, jornalistas especializado em economia e autor de livros sobre as finanças dos Estados Unidos.

Segundo a avaliação dele, mudar a situação do Brasil vai ser difícil. "O que o Brasil ensina é que a promessa dos países com 'mercados emergentes' muitas vezes era pura esperança. A presunção de que esses países, especialmente os BRICs, conseguiriam reduzir as lacunas com as sociedades avançadas. Eles conseguiriam adotar tecnologias conhecidas, expandir sua educação e melhorar a administração local. O que se perdeu nessa visão simplista foi o impacto de diferenças nacionais – valores, instituições e políticas – no crescimento econômico capaz de impressionar", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo