Topo

Blog do Brasilianismo

Revista de diplomacia analisa 'fracassos' da política externa do Brasil

Daniel Buarque

11/01/2016 13h17

Revista de diplomacia analisa 'fracasso' da política externa do Brasil

Revista de diplomacia analisa 'fracasso' da política externa do Brasil

A crise econômica, os desajustes políticos e os escândalos de corrupção estão erodindo a força da política externa brasileira. Depois de se consolidar como um país emergente com perspectiva de se tornar uma potência global, no início do século XXI, o Brasil agora assiste ao encolhimento da sua influência no resto do mundo.

Segundo uma análise publicada na revista internacional de diplomacia "Foreign Affairs", nos últimos anos, a política externa do Brasil "fracassou", e agora o país assiste ao fim das suas ambições regionais.

O artigo faz um relato da ascensão e da queda da diplomacia brasileira nos últimos anos, e explica como os escândalos de corrupção e a crise no Brasil transformaram profundamente o alcance global das ações da política externa brasileira. "Os dias em que o governo e grandes empresas andavam de mãos dadas em uma forte política regional chegaram ao fim", diz.

Além do enfraquecimento causado pelos escândalos de corrupção, a "Foreign Affairs" diz que o maior dano causado à política externa do Brasil está nos cortes de orçamento do Itamaraty. "Para um país que até pouco tempo atrás fazia campanha por um assento permanente no Consoelho de Segurança da ONU, a nova realidade financeira é difícil de engolir."

A "Foreign Affairs" ressalta que a mudança na força global do país não ocorre por acaso, e que faz parte de uma opção da presidente Dilma Rousseff, em contraste com o que pensava Lula. "Em seu governo, a política externa desertou".

"Dilma nunca pensou que o Brasil deveria se envolver diretamente com temas intrincados de segurança internacional, como a ambição nuclear do Irã, a Síria, ou a Ucrânia. Em vez disso, ela pensou que o Brasil se sairia melhor se adotasse uma posição radicalmente avessa a riscos no cenário global", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo