Mídia internacional alerta sobre mosquitos após casos de zika no Brasil
O governo brasileiro está em alerta após a descoberta da relação entre a contaminação com o vírus zika e a microcefalia em bebês. Desde o começo desta semana, a imprensa estrangeira também começou a noticiar os casos registrados no país e a alertar viajantes de outras partes do mundo que planejam vir ao Brasil a respeito dos riscos relacionados à doença. A maior preocupação é com os mosquitos que transmitem o vírus.
"Brasil descobre vírus que pode fazer bebês nascerem com cabeças menores de que o normal", destacou um título da rede norte-americana Fox News, que publicou uma reportagem da agência Efe. Segundo a publicação, trata-se de uma situação preocupante e sem precedentes.
"Casos de microcefalia, que fazem bebês nascerem com cabeças em tamanho menor, estão disparando no Brasil, e a descoberta de que mosquitos transmitem a doença significa que há poucas formas de pará-la", diz uma reportagem da agência France Presse.
A reportagem ressalta que já foram identificados 1.248 casos neste ano, contra 147 do ano passado.
Segundo o jornal britânico "Daily Telegraph", a Organização de Saúde Panamericana está em alerta e tem acompanhado os registros da doença no Brasil e em outros países. A organização não chegou a recomendar que viajantes evitem ir a regiões que registraram casos de zika, mas o cuidado especial deve ser tomado para evitar mosquitos.
O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) ainda não fez nenhuma alerta relacionado à microcefalia, mas recomenda desde maio que norte-americanos que viajem ao Brasil tomem cuidado com picadas de mosquitos. "Não há vacina ou remédio para prevenir a Zika. Viajantes podem se proteger evitando picadas de mosquitos", diz o site do CDC.
Segundo o jornal inglês "Independent", o Centro de Prevenção de Doenças da Europa está em alerta para possíveis casos de zika no continente. "Casos de zika importados são possíveis", disse. "É importante estar vigilante durante a temporada de mosquitos em áreas onde os possíveis vetores estão presentes", complementa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.