Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil fica em 74º lugar em ranking de países com mais terrorismo no mundo

Daniel Buarque

17/11/2015 08h27

Brasil fica em 74º lugar em lista de países com mais terrorismo no mundo

Brasil fica em 74º lugar em lista de países com mais terrorismo no mundo

Frequentemente apontado pela mídia estrangeira como "um dos países mais violentos do mundo", por conta dos dados e homicídios e criminalidade registrados nacionalmente, o Brasil não costuma ser associado a problemas relacionados ao terrorismo internacional. Enquanto o mundo ainda tenta entender os grandes atentados realizados na última semana em Paris e em Beirute, um levantamento sobre o terrorismo em todo o planeta mostra que o Brasil não está totalmente livre deste problema, entretanto.

Mapa de pesquisa mostra o Índice de Terrorismo Global

Mapa de pesquisa mostra o Índice de Terrorismo Global

O Brasil é o 74º país do mundo com maior incidência de casos de terrorismo, segundo o Índice de Terrorismo Global, um levantamento de atentados realizados ao longo de 2014 em todo o mundo.

Segundo o índice, o Brasil teve três incidentes que podem ser considerados terrorismo registrados no ano passado.

O índice de terrorismo do Brasil (GTI) é 2,21 em uma avaliação que vai de 0 a 10. No total, duas pessoas morreram e três propriedades foram danificadas nos atentados. O relatório completo não detalha que incidentes foram estes, entretanto.

O país subiu seis posições nesse nada elogioso ranking em apenas um ano. Em 2013, o Brasil estava em 80º lugar na lista, com pontuação 1,62.

A maior mudança ocorre em comparação com o ano de 2011, quando o índice não registrou nenhum incidente que possa ser considerado terrorismo no país. No ranking daquele ano, o Brasil aparecia em 122º lugar, e era considerado um país "sem impacto de terrorismo".

Mapa mostra todos os casos de terrorismo registrados no mundo em 2014

Mapa mostra todos os casos de terrorismo registrados no mundo em 2014

O Iraque lídera o ranking, com pontuação mais alta possível, 10, seguido pelo Afeganistão (9,23), pela Nigéria (9,21), pelo Paquistão (9,06) e pela Síria (8,1).

Em 2014, 32.658 pessoas morreram em todo o mundo por causa do terrorismo. O número é 80% mais alto de que o registrado pelo mesmo índice um ano antes. O Estado Islâmico e o Boko Haram são, juntos, responsáveis por 51% dessas mortes, e 78% das vítimas de terrorismo morreram nos cinco países que lideram o ranking. Somente no Iraque, que aparece no topo da lista, foram registradas 9.929 mortes por terrorismo.

O Índice de Terrorismo Global faz uma análise detalhada das tendências da violência deste tipo em 162 países. O estudo é desenvolvido pelo Instituto de Economia e Paz, um "think tank" multinacional voltado ao desenvolvimento de metodologias para estudo da paz. O trabalho investiga os padrões de terror, as metodologias de ataque, as organizações envolvidas e os contextos políticos em uma estrutura geográfica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo