Brasil fica em 74º lugar em ranking de países com mais terrorismo no mundo
Frequentemente apontado pela mídia estrangeira como "um dos países mais violentos do mundo", por conta dos dados e homicídios e criminalidade registrados nacionalmente, o Brasil não costuma ser associado a problemas relacionados ao terrorismo internacional. Enquanto o mundo ainda tenta entender os grandes atentados realizados na última semana em Paris e em Beirute, um levantamento sobre o terrorismo em todo o planeta mostra que o Brasil não está totalmente livre deste problema, entretanto.
O Brasil é o 74º país do mundo com maior incidência de casos de terrorismo, segundo o Índice de Terrorismo Global, um levantamento de atentados realizados ao longo de 2014 em todo o mundo.
Segundo o índice, o Brasil teve três incidentes que podem ser considerados terrorismo registrados no ano passado.
O índice de terrorismo do Brasil (GTI) é 2,21 em uma avaliação que vai de 0 a 10. No total, duas pessoas morreram e três propriedades foram danificadas nos atentados. O relatório completo não detalha que incidentes foram estes, entretanto.
O país subiu seis posições nesse nada elogioso ranking em apenas um ano. Em 2013, o Brasil estava em 80º lugar na lista, com pontuação 1,62.
A maior mudança ocorre em comparação com o ano de 2011, quando o índice não registrou nenhum incidente que possa ser considerado terrorismo no país. No ranking daquele ano, o Brasil aparecia em 122º lugar, e era considerado um país "sem impacto de terrorismo".
O Iraque lídera o ranking, com pontuação mais alta possível, 10, seguido pelo Afeganistão (9,23), pela Nigéria (9,21), pelo Paquistão (9,06) e pela Síria (8,1).
Em 2014, 32.658 pessoas morreram em todo o mundo por causa do terrorismo. O número é 80% mais alto de que o registrado pelo mesmo índice um ano antes. O Estado Islâmico e o Boko Haram são, juntos, responsáveis por 51% dessas mortes, e 78% das vítimas de terrorismo morreram nos cinco países que lideram o ranking. Somente no Iraque, que aparece no topo da lista, foram registradas 9.929 mortes por terrorismo.
O Índice de Terrorismo Global faz uma análise detalhada das tendências da violência deste tipo em 162 países. O estudo é desenvolvido pelo Instituto de Economia e Paz, um "think tank" multinacional voltado ao desenvolvimento de metodologias para estudo da paz. O trabalho investiga os padrões de terror, as metodologias de ataque, as organizações envolvidas e os contextos políticos em uma estrutura geográfica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.