Topo

Blog do Brasilianismo

Em nova edição, livro analisa ascensão e queda da imagem do Brasil no mundo

Daniel Buarque

14/10/2015 10h17

Desenho de Ernst Lohse, parte do

Desenho de Ernst Lohse, parte do "Álbum das Aves Amazônicas", usado na capa do livro "Brazil, um país do presente"

A imagem internacional do Brasil mudou de forma surpreendentemente rápida e radical ao longo da última década. Em 2010, a palavra "euforia" era a que melhor representava a forma como o mundo via o país em seu momento "bola da vez". Hoje, tudo mudou, e a desconfiança tomou conta das interpretações estrangeiras sobre o país. Depois da euforia, veio a depressão.

Uma nova edição do livro "Brazil, um País do Presente – A Imagem Internacional do 'País do Futuro'", escrito pelo autor deste blog, acaba de ser lançada, em formato digital. Esta nova edição aborda esta mudança na imagem do país no resto do mundo.

Capa do livro 'Brazil, um país do presente', em sua edição digital

Capa do livro 'Brazil, um país do presente', em sua edição digital

Além do trabalho original, falando sobre o momento de euforia registrado na virada da década, ela traz quatro novos textos textos que abordam a forma como o Brasil é visto no resto do mundo de forma mais atual e aprofundada.

A edição atualizada está à venda em lojas digitais, como a Amazon (clique aqui para ir à loja).

O texto original de "Brazil, um País do Presente" foi escrito entre 2010 e 2011, após extensa pesquisa jornalística em fontes documentais e mais de cem entrevistas realizadas ao longo de mais de dois anos. Lançado no início de 2013, ele reflete bem a imagem internacional do Brasil na virada da primeira década do século XXI, traça de forma superficial as origens e a evolução da impressão internacional a respeito do país e deixa espaço para um debate que iria além daquele momento.

Era de se esperar que a imagem do Brasil passasse por mudanças com o tempo. O tamanho das mudanças em curto prazo, entretanto, foi surpreendente. Por isso esta nova edição, lançada apenas dois anos depois da primeira, traz um posfácio em que me debruço sobre o desânimo internacional que sucedeu a "euforia" diagnosticada em 2010. Traça a perspectiva criada pela eleição presidencial de 2014, analisa as causas das mudanças e explico que já existia uma tradição histórica de a imagem do Brasil oscilar do extremo otimismo ao pessimismo exagerado.

Além da evolução constante do tema da imagem internacional do país, o trabalho original publicado neste livro também não tinha a pretensão de ser uma análise acadêmica ou um debate teórico profundo. Em setembro de 2013, entretanto, iniciei uma pesquisa de mestrado no Brazil Institute, departamento voltado ao Brasil no King's College London, mais uma vez interessado na imagem internacional do país.

Nota sobre a nova edição do livro sobre a imagem do Brasil, em página digital

Nota sobre a nova edição do livro sobre a imagem do Brasil, em página digital

trabalho de conclusão do mestrado foi um estudo sobre a imagem do Brasil projetada na imprensa internacional durante as duas Copas do Mundo que o país sediou, em 1950 e 2014. Fiz um levantamento de todas as menções ao Brasil em cinco grandes publicações internacionais ("The New York Times", dos EUA; "The Guardian" e "The Economist" do Reino Unido; "Le Monde", da França; e "ABC", da Espanha) no período das duas Copas e analisei o conteúdo e o discurso relacionados ao país a partir de teorias de nation branding, diplomacia pública e soft power.

O objetivo era mostrar qual era a imagem internacional do país em 1950 e em 2014 e entender as mudanças na imagem do Brasil entre as duas datas. A dissertação, com título "One Country, Two Cups" mostrava que os clichês e estereótipos que achamos que sempre fizeram parte da imagem internacional do Brasil são bem recentes, e não existiam na imprensa internacional seis décadas atrás. A pesquisa foi aprovada com "Distinction", maior reconhecimento de qualidade do trabalho realizado.

Uma versão resumida dessa dissertação, intitulada "One Country, Two Cups" (um país, duas copas) foi publicada também em inglês no International Journal of Communication

Esta nova edição de "Brazil, Um País do Presente" traz um capítulo novo, no final do livro, baseado nessa dissertação. Ali, apresento as principais descobertas da minha pesquisa acadêmica e introduzo uma discussão bem atual a respeito de como a imagem do Brasil é refletida durante megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. É uma abordagem um pouco mais acadêmica do tema de que trata o livro.

Além do novo capítulo e do posfácio, esta nova edição traz ainda um novo prefácio, escrito pelo meu professor e orientador acadêmico, o diretor do Brazil Institute do King's College London e presidente da Brazilian Studies Association (Brasa), Anthony Pereira.

Entender a imagem internacional do Brasil continua sendo um tema relevante e atual, e é importante incentivar um debate contínuo a respeito de como essa imagem é refletida e absorvida pelo resto do mundo.

O objetivo desta nova edição é manter o trabalho atualizado e conectado com a forma como o país é visto no resto do mundo.

A nova edição está à venda em lojas digitais, como a Amazon.

Veja mais sobre o livro na página da editora.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo