Topo

Blog do Brasilianismo

Instituto Brookings: Brasil faz menos do que poderia pelo clima

Daniel Buarque

01/10/2015 10h30

Instituto Brookings diz que Brasil faz menos de que deveria pelo clima

Instituto Brookings diz que Brasil faz menos de que deveria pelo clima

Uma análise desenvolvida pelo Instituto Brookings diz que o Brasil ainda faz menos de que poderia para proteger o clima. Segundo o levantamento de um dos principais centros de pesquisa em políticas públicas e relações internacionais dos Estados Unidos, o país poderia ser um dos líderes mundiais no combate ao aquecimento global, mas ainda não faz uso dessa capacidade.

A análise publicada nesta semana comenta o anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff de que o Brasil teria a meta de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 37% até 2025 e 43% até 2030.

"A promessa, apesar de ter um ou dois pontos de destaque, parece amplamente reutilizar políticas antigas em vez de criar um novo caminho para dar espaço ao potencial de ação do Brasil", diz.

Entre elogios de que o país foi o primeiro país em desenvolvimento a ter uma projeção para reduzir a emissão de gases, o Brookings diz que o governo atual está tentando assumir o crédito pelo trabalho que foi feito por governos anteriores na diminuição do desmatamento de florestas.

O trabalho publicado pelo instituto de pesquisa norte-americano ressalta ainda que o país tem dificuldades em assumir uma postura mais firme contra o aquecimento global por conta das crises por que o país passa.

"Ainda há tempo para o governo trazer a sociedade civil e o setor privado para a discussão, abrindo espaço para críticas construtivas e propostas para aumentar a ambição das metas do país", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo