Polícia evidencia 'apartheid simbólico' no Brasil, diz mídia estrangeira
O racismo escondido da sociedade brasileira foi destacado em uma dezena de reportagens na mídia internacional ao longo dos últimos dias. A notícia de que mais de uma centena de adolescentes cariocas foram recolhidos pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sem nenhum motivo aparente, a caminho das praias da zona sul da cidade gerou reação da mídia em diferentes países atacando a discriminação.
"Enquanto a cidade [do Rio de Janeiro] se prepara para receber a Olimpíada no próximo ano, trazendo muitos visitantes, a polícia tem realizado buscas em ônibus com jovens a caminho da praia, e alguns são levados a abrigos até serem buscados pela família, mesmo que não tenham cometido nenhuma ofensa", diz o jornal.
A notícia foi publicada com tom crítico em pelo menos uma dezena de veículos de diferentes partes do mundo.
O Italiano "La Presse" destacou que a ação "preventiva" prendeu apenas jovens pobres e negros, o que não teria nenhuma base legal.
O site "RPP", citando a agência internacional Efe, alegou que a ação demonstra uma tentativa de segregação de grandes cidades do Brasil, com exclusão dos mais pobres a fim de proteger os setores mais ricos da sociedade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.