Topo

Blog do Brasilianismo

Inflação e crise política põem Brasil no 'clube calamitoso', diz banco

Daniel Buarque

02/08/2015 13h00

Reportagem da CNBC sobre a entrada do Brasil no 'clube calamitoso'

Reportagem da CNBC sobre a entrada do Brasil no 'clube calamitoso'

A crise política e os problemas econômicos colocaram o Brasil em um grupo "terrível", em situação nada atraente para o resto do mundo, o "clube calamitoso".

A avaliação é parte de um estudo recente do Deustche Bank, que avalia o "índice de miséria" de nações e considera "calamidade" a situação de países que têm índice de inflação mais alto de que a taxa de aprovação popular do governo.

"A pesquisa mais recente indica que 7,7% dos brasileiros acham o governo bom ou muito bom, abaixo dos 11% registrados em março, e abaixo da inflação anual de 8,9%", diz um trecho do estudo publicado pela rede norte-americana de notícias de economia CNBC, que considera a análise do banco uma abordagem nova e interessante.

A avaliação ressalta ainda que muitos dos países que vivem forte crise e alta inflação, como Rússia, Argentina, Turquia, Ucrânia e Maláui, mesmo passando por dificuldades, estão distantes do "clube calamitoso".

"Até a semana passada, apenas o governo socialista da Venezuela fazia parte do grupo", diz o estudo. "A próxima questão para o Brasil é saber se a perda do grau de investimento é obrigatório para o clube", completa.

A avaliação crítica vem corroborar uma forte piora da imagem internacional da economia brasileira. Os principais veículos do resto do mundo apoiaram os ajustes propostos pelo governo nos primeiros meses do ano, mas a demora para que a economia nacional começar a reagir e os dados cada vez mais problemáticos das finanças nacionais fizeram com que nas últimas semanas o noticiário se tornasse bem mais negativo. Nos principais veículos de comunicação do mundo, as reportagens sobre o Brasil mostram um quadro bem problemático do ponto de vista econômico, rompendo definitivamente com a imagem de euforia que era divulgada no início da década.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo