Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Guardian': Copa do mundo foi um desastre para o Brasil, diz Pelé

Daniel Buarque

24/04/2015 09h41

Entrevista de Pelé à imprensa britânica

Entrevista de Pelé à imprensa britânica

O maior símbolo do futebol brasileiro no mundo declarou nesta semana à imprensa inglesa que sediar a Copa do ano passado foi um "desastre" para o Brasil. Em entrevista à agência Press Association, reproduzida pelo jornal "The Guardian", Pelé falou sobre a humilhação da seleção nos dois últimos jogos do torneio, e disse que o que aconteceu é inexplicável.

"O Brasil podia perder, 1 a 0 ou 2 a 0, mas perder de 7 a 1, e o segundo jogo pelo terceiro lugar por 3 a 0, é algo que só Deus pode explicar", disse.

Pelé é reconhecido como um dos principais responsáveis pela associação entre a ideia de Brasil e o futebol. Foi com ele que o Brasil se consolidou em todo o mundo como "país do futebol", e seu nome reaparece regularmente sempre que se volta ao estereótipo nacional em qualquer parte do planeta.

Apesar do fiasco em termos de futebol, a imprensa internacional reconheceu a Copa no Brasil como um grande sucesso e uma das maiores festas globais de todos os tempos – mesmo que tenha havido problemas relacionados a caos urbano e protestos antes e durante o evento.

Veja mais notícias sobre a imagem internacional do Brasil no Facebook do blog Brasilianismo

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo