Surfista e bilionário representam o Brasil entre mais influentes da 'Time'
O surfista Gabriel Medina e o bilionário Jorge Paulo Lemann representam o Brasil na lista das cem pessoas mais influentes do mundo de 2015 publicada pela revista norte-americana "Time".
Mesmo sem ter este objetivo, a lista que reúne cem pessoas que fizeram algo de relevante no mundo ao longo do último ano acaba espelhando algumas características interessantes da realidade brasileira contemporânea. Os dois nomes brasileiros que aparecem ali são representantes de duas das áreas mais importantes para o país no cenário internacional recente: esportes e economia.
Segundo a "Time", a vitória de Medina reflete uma ascensão brasileira nos esportes globais, juntamente com o fato de que o país recebeu a Copa do Mundo no ano passado e vai organizar a Olimpíada de 2016.
"Quando Gabriel Medina ganhou o primeiro título mundial de surfe do Brasil no ano passado, ele fez mais de que se tornar o segundo campeão mais jovem de todos os tempos. Ele mostrou que sua nação ascendente agora era uma jogadora séria em um esporte que está crescento em todo o mundo", diz o perfil de Medina, escrito pelo jornalista da revista Sean Gregory.
Já o perfil do bilionário enfatiza sua competência no mundo dos negócios. Trata-se de um reconhecimento importante para o país, considerando que a imagem da economia brasileira tem sido abalada nos últimos meses por conta de baixo crescimento do PIB e de escândalos de corrupção. A presença de um investidor entre os cem mais influentes pode representar uma fagulha de otimismo em meio à tensão.
"Eu colocaria Jorge Lemann na lista de quatro ou cinco pessoas mais inteligentes que conheço em Wall Street", diz o perfil do investidor brasileiro, assinado por Carl Icahn.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.