Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Financial Times': Brasil tem iPhone mais caro do mundo

Daniel Buarque

15/04/2015 10h30

Texto do 'Financial Times' sobre preços de iPhone no Brasil

Texto do 'Financial Times' sobre preços de iPhone no Brasil

Comprar um modelo mais recente do smartphone da Apple custa no Brasil quase o dobro do preço do mesmo aparelho quando vendido nos Estados Unidos.

O dado não chega a ser uma grande surpresa para os brasileiros que conhecem os preços dos iPhones no país, especialmente em tempos de desvalorização do real. Ele foi confirmado por uma análise do Deutsche Bank, publicada nesta quarta-feira (15) pelo jornal de economia britânico "Financial Times" e pelo jornal "The Guardian". A avaliação do banco é equivalente ao "índice big mac", que compara o poder de compra em diferentes países a partir do preço de alguns produtos em relação ao dólar.

Segundo o "Guardian", o Brasil é o único país dos vinte analisados em que o smartphone custa mais de mil dólares. O iphone no Brasil custa US$ 1.254, enquanto o mesmo aparelho pode ser comprado por US$ 650 nos EUA.

Apesar do alto preço do iPhone, a desvalorização do real fez com que o Brasil deixasse de ser o país mais caro quando outros produtos são comparados.

"Quando o banco começou a fazer esta pesquisa, quatro anos atrás, o Brasil era o mercado emergente mais caro do mundo (…). Desde então, a desvalorização da moeda puxou os preços para mais perto do que o mundo espera de um país em seu nível de desenvolvimento", diz o "Guardian".

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo