Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil tem três cidades entre as dez com mais congestionamentos no mundo

Daniel Buarque

31/03/2015 14h47

Página do estudo da fabricante de GPS TomTom

Página do estudo da fabricante de GPS TomTom

Um estudo da fabricante de GPS TomTom revelou que o Rio de Janeiro é a terceira cidade com mais congestionamentos do mundo. O ranking diz ainda que Salvador e Recife estão têm o 5º e o 6º pior trânsito do planeta.

O estudo foi divulgado pela própria fabricante, e ganhou destaque em veículos de imprensa internacionais, como o "Washington Post", que destacou uma foto do trânsito no Rio de Janeiro.

O dado sobre congestionamentos no mundo revela que o trânsito está espalhado por vários países, e não é necessariamente um problema brasileiro. Ainda assim, o Brasil é o país com mais cidades entre as dez com pior congestionamento do mundo, o que revela a falta de planejamento e os limites de infraestrutura das metrópoles brasileiras. Isso se reflete, naturalmente, sobre a expectativa que o mundo tem em relação à produtividade nessas cidades.

A pesquisa usou dados dos próprios equipamentos de GPS ao longo de 2014 e levou em consideração o tempo que cada viagem dentro das cidades leva nos horários com e sem congestionamento, para calcular a diferença na velocidade média.

Segundo a TomTom, Istambul, na Turquia, tem o pior congestionamento do mundo, com nível de 58%. Em segundo lugar vem a Cidade do México, com 55% de índice de congestionamento.

O nível de congestionamento do Rio de Janeiro é de 51%, o de Salvador é 46%, e do Recife é 45%.

O ranking completo inclui ainda Fortaleza (23º lugar, índice de 35%), São Paulo (36º lugar, índice de 33%), Belo Horizonte (70º lugar, índice de 27%), Porto Alegre (89º lugar, índice de 25%), Brasília (106º lugar, índice de 21%), e Curitiba (118º lugar, índice de 19%).

Trânsito do Rio de Janeiro em destaque no jornal 'Washington Post'

Trânsito do Rio de Janeiro em destaque no jornal 'Washington Post'

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo