Topo

Blog do Brasilianismo

Contra mitos, revista francesa diz que futebol brasileiro não é espetacular

Daniel Buarque

25/03/2015 11h39

Página da revista francesa sobre os mitos a respeito do futebol brasileiro

Página da revista francesa sobre os mitos a respeito do futebol brasileiro

Existem imagens, reputações e existe a realidade. Segundo a revista "France Football", uma das mais respeitadas publicações sobre o esporte no mundo, pensar que o futebol brasileiro é espetacular é um clichê, mais preso à imagem de que à realidade.

O futebol é uma das principais fontes de imagens a respeito do Brasil no mundo, e é interessante que publicações internacionais tenham começado (desde bem antes da Copa do ano passado, é verdade), a questionar a ideia de que o Brasil é o "país do futebol".

Na véspera do jogo amistoso entre o Brasil e a França, quinta-feira, às 17h (de Brasília), no Stade de France, em Saint-Denis, a revista francesa decidiu ignorar as pautas que simplesmente revisitam os confrontos entre os dois times. Em vez disso, ela resolveu analisar o que é verdade e o que é mito a respeito do futebol Brasileiro, elencando os sete clichês sobre o Brasil.

Entre os principais pontos, a revista fala sobre a baixa frequência de torcedores s jogos no país e sobre a busca pela eficácia acima da "arte" no esporte.

Veja abaixo a lista e os comentários da revista.

1 – O futebol brasileiro é espetacular
Foi-se o tempo do futebol bonito. Agora o que vale "é a eficácia acima de tudo".

2 – Todos os brasileiros têm técnica
No imaginário ocidental, o jovem brasileiro aperfeiçoa suas técnicas com os pés enfiados nas areias de Copacabana debaixo do sol, e nas quadras de futsal. O futebol de alguns brasileiros, entretanto, faz questionar "se eles acharam a porta do ginásio, ou se não se confundiram com uma sala de musculação superequipada".

3 – Os laterais não são zagueiros
As grandes equipes brasileiras tinham laterais muito ofensivos. Depois da derrota na Copa de 2014, entretanto, Dunga mudou o estilo, usando laterais "menos ofensivos, mais robustos", que são mais zagueiros de que jogadores de contra-ataque.

4 – Os goleiros são ruins
"Qum disse que o Brasil não tem grandes goleiros?"
Com Gilmar, Taffarel, Dida e Júlio César na história, o Brasil consagrou bons "camisa 1" e tem o melhor goleador entre os goleiros, Rogério Ceni.

5- Sempre tem festa nas arquibancadas
Pensar que o que se viu na Copa é o que acontece sempre no Brasil é "uma simples miragem". A média de espectadores no Campeonato Brasileiro é de menos de 16 mil pessoas.

6- O nível do campeonato é baixo
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) classifica o campeonato brasileiro como o 4º melhor do mundo no século XXI.

7- Os jogadores são muito religiosos
Sim, é verdade. "É difícil escapar de Deus quando acontece um jogo do Brasil". Jogadores rezam juntos, fazem sinais ao céus "no limite do proselitismo".

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo