Topo

Libertação de Lula cria inimigo e favorece Bolsonaro, diz Financial Times

Daniel Buarque

13/11/2019 15h23

A libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o potencial de aumentar a polarização política do Brasil e pode até mesmo ajudar o presidente Jair Bolsonaro, a quem Lula tem direcionado sua oposição desde que saiu da prisão. A avaliação foi publicada pelo jornal de economia Financial Times.

"Em vez de salvar o Brasil, Lula deve polarizar o país ainda mais, impedindo o surgimento de novas figuras de esquerda ou centristas para desafiar Bolsonaro, reacendendo os temores na direita de um retorno do Partido dos Trabalhadores ao poder", diz uma reportagem publicada no FT.

A avaliação parece ecoar uma outra publicação internacional de economia, a revista Forbes, que pulicou uma análise dizendo que o Brasil voltou a se tornar "preso político" de Lula.

O Financial Times cita analistas de política brasileira que dizem que Lula se tornou mais radical na prisão, e dizem que isso pode ter efeito negativo para a esquerda, e especialmente para figuras de centro.

"Sua libertação também pode beneficiar Bolsonaro, (…) apresentando ao presidente brasileiro um inimigo claro que ele pode usar para galvanizar e unir sua base conservadora."

"As principais vítimas políticas provavelmente vão ser as figuras de centro, que vão achar cada vez menos espaço político", diz.

Antes do FT avaliar que o centro vai ser o grupo político mais afetado, análises internacionais apontavam que Lula estava consolidando no resto do mundo a imagem de "salvador" da esquerda do Brasil. Segundo o jornal de economia, entretanto, o atual presidente também se beneficia do aumento da polarização.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Libertação de Lula cria inimigo e favorece Bolsonaro, diz Financial Times - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts