Topo

Reportagem da 'Economist' elogia mudanças na política econômica do Brasil

Daniel Buarque

02/06/2016 16h01

Reportagem da 'Economist' elogia mudança na política econômica do Brasil

Apesar de apontar as dificuldades políticas, com as críticas a um ministério formado só por homens brancos e os escândalos que derrubaram dois ministros, a edição mais recente da revista de "The Economist" elogia as mudanças na política econômica do Brasil. O texto diz que o começo de governo interino de Michel Temer abre espaço para que o país corrija seus erros e acerte o caminho para recurar a economia brasileira.

"O programa econômico de Temer está indo melhor. Seu time de pesos-pesados, liderado por Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, propõe a mais ambiciosa revisão da política econômica do Brasil em décadas", diz, apresentando o plano de controle de gastos anunciado pelo governo interino.

"A ideia é curar o governo de um de seus principais vícios. Os gastos públicos cresceram em média 6% ao ano nos últimos 20 anos, muito mais rapidamente de que o PIB", diz.

A proposta tem potencial, continua, otimista, e pode ajudar o país rapidamente. "Isso porque a confiança de que o Brasil vai reduzir sua dívida pode diminuir as taxas de juros". "Essa perspectiva já está gerando esperança em empreendedores e investidores", diz.

O texto é um dos mais fortes elogios ao governo interino já publicados nos grandes veículos de comunicação internacional. Enquanto a maior parte da imprensa estrangeira ainda foca no caos político e na continuação de escândalos que atingem o novo governo, a "Economist" aposta no time montado por Temer como o caminho certo para a recuperação do Brasil e a saída para a "depressão econômica".

A "Economist" já vem acompanhando de perto o noticiário político do Brasil há meses, e sempre foi muito crítica ao governo de Dilma Rousseff. A revista rejeita a tese de que o impeachment equivale a um golpe de Estado e, em editorial, chegou a defender a renúncia da presidente afastada. Ainda assim, a publicação também tem sido muito crítica ao sistema político do país, e chegou a comparar o impeachment com um "jeitinho" para burlar Constituição.

A abordagem elogiosa se encaixa no perfil histórico da cobertura que a revista faz do que acontece no Brasil. Ao longo das décadas, a "Economist" tem a tendência de alternar momentos de expectativa com críticas sempre que o modelo da política econômica do governo brasileiro se aproxima ou se afasta dos ideais "pró-mercado", segundo a pesquisa de doutorado da socióloga Camila Maria Risso Sales. Nesse sentido, a "revisão" que Temer faz da política econômica do país faz com que o modelo brasileiro volte a se encaixar no defendido pela revista.

O ponto estranho da reportagem recente é que ela peca ao exagerar na forma como o governo interino está sendo tratado no Brasil. "Nem o Congresso nem os eleitores estão pedindo a derrubada do governo Temer", diz, ignorando protestos realizados pelo país ao longo das últimas semanas. "Brasileiros não esperam pureza moral do governo interino de Temer", complementa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reportagem da 'Economist' elogia mudanças na política econômica do Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts