Parlamentares britânicos publicam carta chamando Lula de preso político
Daniel Buarque
13/04/2019 11h16
Uma carta assinada por um grupo de 28 parlamentares, líderes sindicais, jornalistas e ativistas do Reino Unido condena a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pede sua libertação. A missiva foi publicada durante a semana pelo jornal The Guardian, e diz que Lula é um preso político.
"Condenamos a contínua perseguição do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que foi preso há um ano", diz o texto. "Lula é um preso político. Pedimos a sua liberdade e nos solidarizamos com os que lutam pela democracia no Brasil", complementa.
A carta argumenta que Lula era o favorito para vencer a eleição presidencial de 2018 até que foi preso e impedido de concorrer, e ressalta que o novo presidente Jair Bolsonaro "disse esperar que Lula 'apodreça na prisão"'. "Surpreendentemente, o juiz Moro, que supervisionou o julgamento de Lula, foi nomeado ministro da justiça de Bolsonaro", diz a carta.
A manifestação de políticos britânicos foi publicada menos de um ano depois de uma outra carta escrita por um grupo de professores e acadêmicos de universidades do Reino Unido no mesmo Guardian protestando contra a prisão de Lula e chamando-o de preso político.
O jornal inglês se tornou nos últimos anos uma importante plataforma para a publicação de manifestações sobre a situação política do Brasil, se colocando contra o impeachment de Dilma Rousseff, criticando o governo de Michel Temer e defendendo a democracia no Brasil. Ele também deu espaço para que o embaixador brasileiro em Londres defendesse a estabilidade das instituições do Brasil.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.