'Forbes' diz que mercado duvida cada vez mais de vitória de Bolsonaro
Daniel Buarque
11/09/2018 17h48
Depois de ver a dificuldade de Geraldo Alckmin, seu candidato favorito, em decolar nas pesquisas de intenção de voto, e de aceitar Jair Bolsonaro como sua alternativa preferida à Presidência, o mercado internacional tem cada vez mais dúvidas de que o candidato de extrema-direita possa ser eleito no Brasil, segundo um artigo publicado no site da revista de economia "Forbes".
Investidores acreditam que o deputado chegue ao segundo turno, mas pode ser derrotado. "As pesquisas dão pouca evidência de que ele possa superar a rejeição de cerca de 44%", diz a publicação.
Esta percepção sobre a dificuldade dos candidatos mais favoráveis ao mercado, diz a revista, explica a reação negativa da Bolsa e do câmbio à pesquisa mais recente, que mostra Bolsonaro sendo derrotado por todos os opositores no segundo turno.
Segundo a "Forbes", Fernando Haddad, que se tornou o candidato do PT, é considerado uma opção mais ao centro do que Ciro Gomes, que é visto como mais esquerdista. "Bolsonaro contra Haddad ou Ciro representaria uma chance maior de vitória da esquerda", avalia.
"Fãs de Bolsonaro devem torcer para uma vitória do PT no primeiro turno, se quiserem que a classe executiva apoie seu candidato", diz a revista.
Nas últimas semanas, enquanto a campanha eleitoral brasileira ganha força, a imprensa financeira do resto do mundo avalia a situação do país e a busca por um presidente "salvador" para sua economia. Desde antes do início da campanha, Alckmin era visto como o preferido dos investidores, mas a falta de apoio dos eleitores fez com que crescesse a preocupação do mercado com o futuro das reformas econômicas no país.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.