Topo

Condenação de Lula não engrandece Brasil, diz editorial do Financial Times

Daniel Buarque

26/01/2018 07h03

Condenação de Lula não engrandece Brasil, diz editorial do 'Financial Times'

Em um editorial em que desaprova a empolgação do mercado e dos críticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como chama de erro a ideia de que sua condenação é uma conspiração, o jornal de economia "Financial Times" chama de "triste" e "preocupante" a situação política do Brasil em um ano de eleição.

"As ramificações da potencial proibição da candidatura de Lula revelam o vácuo de lideranças no coração do Brasil, e a ausência de alternativas", diz a análise.

"É impressionante que um país tão carismático quanto o Brasil não tenha produzido uma nova geração de políticos que mereçam o nome. Atualmente em segundo lugar nas pesquisas está Jair Bolsonaro, um ex-militar cujas opiniões fazem os tuítes de Trump parecerem suaves. Isso não é grande; isso é triste. Com apenas nove meses até a eleição, isso também é preocupante", complementa.

O jornal defende a imparcialidade da Lava Jato, mas destaca a opinião do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que a prisão de Lula seria ruim para o país. Segundo o "FT", o Brasil "precisa de um partido forte de esquerda, como o PT".

Além disso, diz o jornal, proibir Lula de disputar as eleições também vai polarizar ainda mais um país que está frustrado com os políticos e com raiva da sua situação.

Após uma primeira rodada de análises positivas da condenação na imprensa internacional especializada em economia, é impressionante notar que duas das principais publicações internacionais se mostraram sóbrias e equilibradas em suas análises do julgamento de Lula em segunda instância. Assim como o "FT" critica a situação política do Brasil em geral, a revista "The Economist" já tinha indicado que a condenação vai afetar as próximas eleições, criando um processo "confuso" e ruim para o país.

"É notável que uma corte tenha que decidir os rumos da eleição presidencial do Brasil, em vez de eleitores", diz o "Financial Times".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Condenação de Lula não engrandece Brasil, diz editorial do Financial Times - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts