Topo

Blog do Brasilianismo

Condenação não dá fim à carreira política de Lula, diz 'Economist'

Daniel Buarque

25/01/2018 13h11

Condenação não dá fim à carreira política de Lula, diz 'Economist'

O resultado da decisão do TRF-4 condenando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não chegou a ser uma surpresa, segundo reportagem da revista "The Economist".  Por mais que a condenação vá afetar os planos dele para a eleição de outubro, ela não vai encerrar a carreira de Lula, que vai continuar tendo força política no país, diz.

"Quer ele esteja na cédula ou não, as paixões que Lula alimenta vão dominar as eleições", diz a revista ao analisar a perspectiva política do país.

Assim como a maior parte das análises internacionais sobre a decisão jurídica, o foco da revista é na escolha do próximo presidente do Brasil.

A condenação de Lula "significa que a eleição, que está sento tratada como a mais importante desde o fim da ditadura em 1985, vai ser uma bagunça", avalia.

Segundo a "Economist", se Lula conseguir sair candidato independentemente das condenações e vencer, pode abrir uma cirse constitucional no país. Se ele ficar fora da eleição, por outro lado, muitos vão dizer que o processo não teve legitimidade.

Em meio ao processo "confuso", a revista ressalta que mesmo entre os oponentes há uma preferência por ver Lula candidato. Essa situação, segundo a "Economist", poderia ajudar um candidato de centro a se contrapor a posturas radicais de direita e de esquerda.

Apesar da falta de um plano B do PT, a revista diz que a manutenção de Lula como candidato mesmo após a condenação faz sentido. "Quanto mais tempo Lula continuar na disputa antes de desistir, mais votos seu substituto tem probabilidade de conquistar", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo