Eleição no Brasil será a decisão mais importante desde 2002, diz TV dos EUA
Daniel Buarque
02/01/2018 06h34
As eleições de 2018 vão ser as mais importantes do país desde 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente pela primeira vez. A escolha do novo presidente vai ser um ponto importante para definir o caminho para o futuro econômico do Brasil, segundo a rede de TV americana de finanças CNBC.
"A eleição presidencial do Brasil acontecerá em 10 meses, mas analistas já estão alertando para a volatilidade após um impeachment dramático revelou divisões sociais da bagunçaram o terreno político", diz a reportagem publicada no site do canal dos EUA. O próximo presidente, complementa, terá o desafio de consolidar reformas estruturais e manter a casa fiscal em ordem.
A reportagem se alinha ao que vem aparecendo com cada vez maior frequência na mídia internacional, com uma abordagem crítica ao sistema político e preocupada com ameaças populistas no país. Desde antes da virada do ano, as eleições já apareciam entre os temas mais importantes sobre o Brasil no noticiário externo, o que deve se fortalecer a partir de janeiro.
A CNBC explica que o presidente Michel Temer iniciou reformas na economia, mas diz que ele não tem popularidade, enquanto o ex-presidente Lula se apresenta como candidato novamente.
"Socialmente, a eleição deve ser uma demonstração das desilusões do país com toda a classe política", avalia, citando os escândalos de corrupção. Isso, explica a reportagem, vai trazer incertezas para o país, o que deixa o mercado internacional preocupado.
"Por mais que eleições tradicionalmente tragam incertezas, a instabilidade política do Brasil sugere que não há um candidato favorito, e a volatilidade da opinião pública pode favorecer tanto um candidato de extrema esquerda quanto um de extrema direita", diz.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.