Topo

Blog do Brasilianismo

Populismo e eleições de 2018 no Brasil entram na mira da mídia estrangeira

Daniel Buarque

28/12/2017 10h58

Depois de mais um ano de cobertura de escândalos de corrupção e crises na política brasileira, centro das atenções desde o início da Lava Jato e das discussões sobre impeachment, a mídia internacional já começa a tratar da importância do ano de 2018 para a definição de questões fundamentais sobre a situação do Brasil. Na última semana de 2017, vários veículos da imprensa estrangeira já miram o quanto os próximos meses vão ser decisivos no país.

Um dos pontos centrais para esta cobertura é o alto risco de crescimento de forças populistas, que ameaçam a política de quase todo o mundo.

Segundo Shannon O'Neil, pesquisadora sênior do think tank Council on Foreign Relations, a ameaça populista está presente em vários processos eleitorais da América Latina, por exemplo. Em um artigo publicado pela Bloomberg View, página de opinião da agência de economia, a frustração com problemas da política podem gerar um retrocesso da luta da região contra a corrupção.

O crescente desgosto da população com as crises e escândalos da política abrem a porta para candidatos de fora da política fazerem campanha contra a corrupção, ela diz. "No Brasil, apesar de a esquerda continuar apoiando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mesmo com a condenação dele por corrupção, os partidos de centro entraram em colapso por conta de acusações parecidas."

"O que as nações latino-americanas precisam é de fortalecimento das instituições. O que elas infelizmente podem conseguir é ganhar líderes com promessas grandiosas e vazias", avalia.

O principal foco da cobertura internacional sobre eleições e populismo é sobre a provável candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência. O deputado já foi tema de reportagens em alguns dos principais veículos da imprensa internacional, como o jornal "Financial Times", que em novembro o chamou de populista de direita e tratou das chances de ele ser eleito.

"Bolsonaro nega ser um populista, mas tem uma série de políticas controversas", dizia a reportagem, indicando que suas posições radicais geraram apoio a ele nas redes sociais.

Bolsonaro também foi um dos principais assunto da reportagem do grupo mexicano Milenio, que diz que o desencanto com a democracia está dando força a uma "reação de extrema-direita", com risco até mesmo de uma intervenção militar para impedir a eleição em 2018.

"A perspectiva de um golpe está presente no deputado e militar da reserva Jair Bolsonaro, possível candidato de extrema direita à Presidência que representa claramente uma corrente que despreza a democracia, os direitos humanos e as instituições", diz a publicação.

A ameaça populista no Brasil também foi tema de reportagem do site "Ozy", uma publicação que reúne reportagens originais e aprofundadas sobre questões globais. Segundo a publicação, o risco vem tanto da direita quanto da esquerda –citando Bolsonaro, mas também Lula. "Com menos de um ano para as eleições de outubro de 2018, o país está se preparando para uma agenda de mudança", diz.

Além da preocupação, a questão do populismo gera reportagens sobre temas mais inusitados na cobertura política da imprensa estrangeira. O jornal francês "Le Monde", por exemplo, publicou nesta semana um perfil do Dr. Hollywood como possível candidato a presidente do Brasil.

"Apresentador de TV, o cirurgião estético oficializou sua precandidatura na eleição presidencial de 2018. Uma ambição que ilustra o mal estar da política no país", diz.

"A ambição do médico das estrelas seria engraçada se a candidatura não ilustrasse o profundo mal estar político do Brasil. Quase quatro anos após a deflagração da operação Lava Jato, a população perdeu todas as ilusões sobre a sua classe política. Ninguém ignorava a onipresença da corrupção, mas a extensão do escândalo, o cinismo dos réus e a imagem de malas recheadas de dinheiro para garantir uma vitória e uma vida de riqueza a uma elite inescrupulosa deixaram os brasileiros com desgosto. Esse clima de náusea leva o país a buscar um salvador político", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo