Topo

Para professora americana, Lula deveria ter se retirado da política em 2011

Daniel Buarque

17/07/2017 09h32

A tentativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se manter ativo na política e voltar aos holofotes após deixar o governo, em 2011, foi um erro, segundo a professora da Universidade do Texas e especialista em política da América Latina Wendy Hunter.

Em entrevista ao serviço brasileiro da rede britânica BBC, Hunter avaliou a recente condenação do ex-presidente por corrupção e disse que o melhor caminho para ele depois de deixar a Presidência teria sido "retirar-se (da vida política) e se transformar em um 'estadista"'.

"Historicamente, na América Latina, esses esforços para se manter vivo politicamente e tentar uma volta aos holofotes nunca dão bons resultados. Por exemplo, lembremos de Getúlio Vargas", disse.

Especialista na história do PT, Hunter é autora do livro The Transformation of the Workers' Party in Brazil, 1989-2009 (A Transformação do Partido dos Trabalhadores no Brasil). Na entrevista, ela defendeu que nunca haverá um novo PT no Brasil, e que uma reforma completa do partido só poderia ocorrer com ele fora do poder.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Para professora americana, Lula deveria ter se retirado da política em 2011 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts