Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Transparência Internacional vê condenação de Lula como 'fim da impunidade'

Daniel Buarque

13/07/2017 10h07

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção é um forte sinal de que as leis e o Estado de Direito estão funcionando no Brasil e de que não há impunidade nem para os mais poderosos, diz um comunicado da ONG Transparência Internacional, uma das principais organizações globais de combate à corrupção.

Um dos pontos mais importantes da condenação, diz, é que ela acontece em meio a esforços para combater atos ilícitos de políticos e empresários de todas as ideologias e partidos.

"Lula não é o único político de alto nível no foco das investigações de corrupção", diz o comunicado, citando o diretor da ONG de combate à corrupção, José Ugaz.

"O atual presidente, Michel Temer, que está no lado oposto do espectro político, também enfrenta acusações de corrupção, assim como o senador Aécio Neves, que concorreu contra a ex-presidente Dilma Rousseff na última eleição presidencial", complementa.

Segundo a TI, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal precisam agir com imparcialidade ao avaliar todos esses casos. "Não deve haver impunidade", diz.

O texto também elogia os esforços da Operação Lava Jato no combate à corrupção no Brasil.

"O escândalo da Lava Jato tocou políticos de todos os partidos e os mais poderosos empresários do Brasil. Não é uma surpresa que os investigadores e juízes da Lava Jato estejam enfrentando ataques de todos os lado. Isso é prova de que a corrupção não faz distinção entre ideologias e partidos políticos", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.