Topo

Após ser ofuscado por crises, carnaval aquece economia do Brasil, diz CNBC

Daniel Buarque

07/02/2017 17h12

Após ser ofuscado por crises, carnaval aquece economia do Brasil, diz CNBC

Maior símbolo do Brasil no imaginário internacional, o carnaval passou os últimos dois anos um tanto ofuscado na mídia estrangeira pelas crises política e econômica. Em 2017, entretanto, o noticiário relacionado aos festejos começa a parecer um pouco mais otimista.

Uma reportagem do site da rede de notícias de economia CNBC destaca que a economia brasileira está se aquecendo para o carnaval.

"O Brasil espera que um renovado interesse turístico impulsione sua economia em 2017, enquanto bucas capitalizar o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016", diz o texto.

O tom é bem diferente do que se viu na imprensa internacional antes dos carnavais de 2015 e 2016.

Dois anos atrás, além dos problemas econômicos havia ainda a seca que atingia o sudeste do Brasil e criava tensão no Rio e em São Paulo. A cobertura no resto do mundo indicava que as crises iam "encolher" o carnaval do Brasil. A abordagem geral era de que o Brasil não estava com tanto clima para festas.

"Uma forte seca e uma economia atormentada forçaram cidades em todo o Brasil a abandonar ou diminuir seus planos para o carnaval. Nem o famoso carnaval do Rio de Janeiro está imune", dizia o jornal britânico "The Guardian".

O tom de desanimo estava presente também em reportagem do "Daily Telegraph": "O evento mais importante da cidade no ano é um espetáculo que suspende a realidade por dois dias do anoitecer ao nascer do sol em uma mistura de música trovejante e coreografia sublime. Este ano, entretanto, com a recessão se aproximando do Brasil, austeridade e escândalos financeiros parecem ser os temas dominantes", dizia.

No ano passado, as coisas não foram tão diferentes. O jornal de economia "Financial Times" foi um dos primeiros a tratar do tema, e previu o "cancelamento" do carnaval por conta das crises econômica e política no Brasil. A "Forbes", pouco depois, apontou que a tradicional festa seria uma pausa nos problemas do país, e a revista "The Economist" usou o carnaval para dizer que brasileiros iriam festejar à beira do abismo criado pelas crises. "O feriado não vai dar folga para as preocupações econômicas e políticas", dizia a revista.

É bem verdade que a CNBC já costuma ser um dos canais mais otimistas em relação ao mercado brasileiro, e que tem indicado o país como um bom lugar para investimentos mesmo em momentos que pareciam o auge da crise econômica. Mas ao partir de dois anos de cobertura muito negativa, é interessante que um veículo do porte deste canal de economia dê espaço para um olhar mais otimista, citando o governo brasileiro e a perspectiva "extremamente positiva" para a economia durante a festa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após ser ofuscado por crises, carnaval aquece economia do Brasil, diz CNBC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts