Topo

Afastamento de Renan aumenta imagem de instabilidade da política brasileira

Daniel Buarque

06/12/2016 10h43

Suspensão de Renan aumenta a instabilidade no Brasil, dizem análises estrangeiras

O afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, aumentou a imagem internacional de instabilidade da política brasileira na imprensa estrangeira.

Vista pela maioria dos analistas no resto do mundo ao longo dos últimos meses como disfuncional, a política já vem passando esta insegurança a quem olha de fora desde o debate a respeito do impeachment de Dilma Rousseff — agora as incertezas se mostram resistentes, e já afetam o funcionamento do governo de Michel Temer.

Apesar de ter havido uma leve trégua após a posse de Temer, os escândalos envolvendo o novo governo e as atuais disputas entre os poderes Legislativo e Judiciário fazem com que se consolide a interpretação externa de que a política brasileira vive um longo momento de grande incerteza, com impressão de "tumulto", enfraquecimento do governo e uma política caótica.

"A Suprema Corte do Brasil suspendeu o presidente do Senado, Renan Calheiros, depois que ele se tornou suspeito em um caso de corrupção, ampliando a incerteza política no país", diz uma reportagem publicada pelo jornal de economia "Financial Times".

"A suspensão de um poderoso líder político, que presidiu o Senado durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em agosto, coloca em questão a perspectiva de uma reforma fiscal crucial que está sendo levada adiante no Congresso pelo presidente Michel Temer", complementa.

O "FT" destaca que a retirada de Renan é mais uma reviravolta em um processo de mudanças políticas no país. "A suspensão marca a terceira vez que uma figura-chave da sucessão democrática brasileira — aquelas em linha para substituir o presidente, caso necessário — foram removidas do cargo neste ano", diz, se referindo a Dilma, Eduardo Cunha (retirado da Presidência da Câmara) e Renan.

O "Wall Street Journal" ressalta que a retirada de Renan do cargo pode dificultar a aprovação de reformas propostas pelo governo Temer, o que já faz com que analistas internacionais vejam riscos à governabilidade e até mesmo ao seu mandato.

"A decisão coloca fogo no país", diz um cientista político ouvido pelo jornal.

O "New York Times" fala em agravamento do "tumulto" político no país, e destaca a disputa entre o Congresso e o Judiciário em meio aos debates sobre o combate à corrupção. Segundo o jornal americano, não há uma saída clara e rápida para os impasses do país,

"Com alguns no Congresso agora pedindo o impeachment de Temer após um escândalo envolvendo seu apoio a uma aliado na negociação de um imóvel, o establishment político do Brasil está enfrentando a perspectiva de mais instabilidade", diz.

O jornal britânico "The Guardian" diz que a queda de Renan era apenas uma questão de tempo, dadas as investigações envolvendo seu nome, e diz que muitos políticos comemoraram sua saída, mas ressalta que isso deve dificultar a aprovação de medidas propostas pelo governo Temer.

"A retirada de Renan é um novo golpe para o presidente Michel Temer, cujo governo está sendo enfraquecido por escândalos de corrupção e luta para aprovar medidas de austeridade impopulares", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Afastamento de Renan aumenta imagem de instabilidade da política brasileira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts