Topo

Geração dos descontentes reduz poder de políticos tradicionais, diz revista

Daniel Buarque

26/10/2016 17h11

Geração dos descontentes reduz poder de políticos tradicionais, diz revista

Desde 2013 o Brasil vive um período conturbado em sua política e economia, diz uma reportagem publicada pela revista norte-americana de diplomacia "Foreign Affairs".

O país tem uma geração de descontentes, uma população que sente que o governo do país fracassou em sua função de oferecer serviços públicos básicos, explica o texto, em referência a protestos que tomam conta do país nos últimos anos.

"Em vez de dialogar com os manifestantes, o governo brasileiro respondeu mais com prisões, gás lacrimogêneo e balas de borracha", diz.

Segundo a reportagem, este descontentamento generalizado e a batalha eleitoral de 2014 dividiram o país, criando grupos mais à direita e mais à esquerda, com fortalecimento de posições radicais — com efeitos sobre a eleição municipal deste ano.

"Campanhas contra o establishment, tanto à esquerda quanto à direita, afrouxaram mais do que nunca o controle de partidos tradicionais sobre a narrativa política do Brasil", explica.

A revista alega que os eleitores brasileiros romperam com o status quo tanto em sua escolha de candidatos quanto na forma como escolheram os representantes políticos, abraçando campanhas por temas específicos, e não as campanhas partidárias tradicionais.

Apesar da desilusão com a política tradicional, a reportagem alega que há um forte envolvimento dos brasileiros com temas políticos, com a busca por informações sobre decisões tomadas pelo Planalto, pelo Congresso e até mesmo pelo Supremo Tribunal Federal. Isso pode ter um efeito positivo no longo prazo, indica.

Revista respeitada em sua abordagem de temas de política internacional, a "Foreign Affairs" tem publicado textos muito críticos à situação do Brasil.

Em setembro, um artigo tratou das ineficiências da política nacional e apontou à sua disfuncionalidade, tema frequente em análises estrangeiras – referência a graves falhas em todo o sistema que rege os governos do país.

Antes disso, em janeiro, dizia que as crises no país erodia a força da política externa brasileira. Nos últimos anos, a política externa do Brasil "fracassou", e agora o país assiste ao fim das suas ambições regionais.

Depois de se consolidar como um país emergente com perspectiva de se tornar uma potência global, no início do século XXI, o Brasil agora assiste ao encolhimento da sua influência no resto do mundo, argumentava.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Geração dos descontentes reduz poder de políticos tradicionais, diz revista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts