Topo

Blog do Brasilianismo

'Foreign Affairs': Sistema político brasileiro é viciado em 'maus governos'

Daniel Buarque

05/09/2016 15h47

'Foreign Affairs': Sistema político brasileiro é 'viciado' em maus governos

'Foreign Affairs': Sistema político brasileiro é 'viciado' em maus governos

Um artigo publicado na revista internacional de diplomacia "Foreign Affairs" avalia os problemas da política brasileira que levaram à atual crise, com impeachment da presidente Dilma Rousseff e instabilidade no país. O texto volta a tratar das ineficiências da política nacional, e aponta à sua disfuncionalidade, tema que tem dominado atenção de análises estrangeiras e que aponta para graves falhas em todo o sistema que rege os governos do país.

"A atual crise no Brasil é produto de comportamento criminoso generalizado dos seus principais políticos. Mas a fonte real do problema é mais profunda", diz o artigo, assinado pelos pesquisadores brasileiros Eduardo Mello e Matias Spektor.

"O caos que atinge o país é produto não de conduta ilegal individual, mas de uma engenharia política falida. No coração dos problemas brasileiros com corrupção e ineficiência estão as regras que governam a relação entre os poderes Executivo e Legislativo, que encorajam exatamente o tipo de corrupção que o escândalo da Petrobras revelou. "

Segundo o texto publicado na "Foreign Affairs", para levar o Brasil de volta à solvência política, os brasileiros precisam enfrentar o desafio de fazer uma ampla reforma política e eleitoral para eliminar os incentivos que levam tantos políticos a infringir a lei.

O artigo critica o presidencialismo de coalizão, e diz que ele que cria problemas para o funcionamento da política nacional.

"Como o Congresso brasileiro tem mais de dua dúzias de partidos políticos, é quase impossível um único ganhar a maioria. Isso força os presidentes brasileiros a formar coalizões para poder governar de forma eficiente. E é aí que o problema começa. Os partidos políticos do Brasil não têm uma ideologia coerente. Pelo contrário, são alianças mal amarradas cujos membros não têm problemas em formar ou dissolver coalizões a qualquer momento. Como resultado, membros do Congresso constantemente renegociam suas lealdades políticas baseados amplamente em interesses paroquiais."

Apesar do forte tom de crítica, o artigo diz que há um lado positivo na crise atual. Mesmo que haja muitos problemas no país, os brasileiros parecem ter percebido que o país chegou a uma situação que precisa mudar, diz.

Nesse sentido, os pesquisadores defendem que o presidente Michel Temer "parece entender a necessidade de mudança", e propõe reformas no país.

"Ainda é muito cedo para dizer quais propostas vão ser eficientes. O que é certo, entretanto, é que o sistema político do Brasil vai continuar sendo disfuncional até que o presidente e os legisladores do país possam trabalhar juntos de forma eficiente – em nome de plataformas de partido, não de negociações clientelistas", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo