Topo

Crises sob Temer fazem imprensa internacional ver chances de volta de Dilma

Daniel Buarque

08/06/2016 16h39

Problemas no governo interino fazem imprensa internacional ver chance de Dilma voltar ao poder

Nem tudo está perdido para a presidente afastada, Dilma Rousseff, no processo de impeachment. A julgar pela cobertura que a imprensa internacional está fazendo da situação política do Brasil, e dos escândalos que atingem o governo interino de Michel Temer, há chances de ela voltar ao poder após a votação final do caso no Senado.

"Menos de um mês após a presidente Dilma Rousseff ter sido afastada por uma votação no Senado, uma série de choques políticos levantou a possibilidade, antes improvável, de ela retornar ao poder", diz uma reportagem da revista norte-americana "Time".

A publicação destaca o fato de que o novo governo está sob pressão de denúncias de corrupção e de tentativas de atrapalhar a investigação da Operação Lava jato, e que já teve que trocar ministros. Isso tudo, diz, "leva à sugestão de que Dilma ainda pode sobreviver ao voto final do Senado sobre o impeachment".

Crises sob Temer fazem imprensa internacional ver chances de volta de Dilma

A tese da "Time" é semelhante à de uma reportagem do jornal francês "Le Monde". Diante da falta de credibilidade do governo Temer e do caos político, "Dilma, que até ontem era considerada politicamente morta, vê crescerem as chances de retomar seu mandato", diz.

A possibilidade de Dilma voltar ao poder também teve destaque na reportagem do "New York Times" sobre sua vida fora da Presidência. Segundo o jornal, Dilma e seus aliados "esperam que os ataques à legitimidade de Temer possam virar a votação do impeachment a seu favor. Ela ressaltou que tudo de que precisa é que alguns senadores mudem seus votos a seu favor para que ela seja recolocada na Presidência", diz.

A rede de TV árabe Al Jazeera também entrevistou Dilma nesta semana, e tratou da votação decisiva sobre o impeachment.

"Dilma me disse que acha que ainda pode conseguir vencer o impeachment convencendo seis senadores a mudarem de ideia e votarem contra sua saída do poder, especialmente por conta da infinidade de escândalos de corrupção no governo interino", diz a publicação.

A Al Jazeera foi um dos veículos internacionais que criticaram fortemente o processo de impeachment de Dilma, mas a reportagem recente ressaltou, entretanto, a postura de Dilma, que não admite os erros que levaram à crise econômica e política no país.

Crises sob Temer fazem imprensa internacional ver chances de volta de Dilma

"A pergunta é: Dilma pode realmente convencer o Senado e os brasileiros a lhe darem uma nova chance? Ela vai pedir desculpas ao povo brasileiro, como alguns sugerem que ela deveria fazer?"

Uma outra análise sobre o tema, na revista "Americas Quarterly", abre com o indicativo da situação atual em relação à volta da presidente afastada: "Não é impossível".

"O caminho de Dilma de volta à Presidência está se abrindo em meio a uma série de escândalos em torno do governo interino", diz a publicação.

A revista admite, entretanto, que ainda não é algo provável. "O caminho é tão estreito que muitos veem uma chance maior de o Brasil se converter em um parlamentarismo ao estilo francês, com um primeiro-ministro indicado", explica, alegando que as chances dela, mesmo que tenham crescido, não passam de 10%.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Crises sob Temer fazem imprensa internacional ver chances de volta de Dilma - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts