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Piada com Dilma na TV dos EUA reflete interesse estrangeiro pelo Brasil

Daniel Buarque

23/05/2016 17h30

Piada com Dilma na TV dos EUA reflete interesse pelo Brasil no mundo

A presidente afastada, Dilma Rousseff, foi retratada de forma irônica por um dos mais importantes programas de humor na TV dos EUA no fim de semana. Ela foi um dos alvos do "Saturday Night Live", que ironizou o processo de impeachment e os problemas do país às vésperas da Olimpíada.

Uma Dilma caricatural foi interpretada pela comediante Maya Rudolph, e apareceu como entrevistada em um falso programa jornalístico no programa.

"Rudolph aparece em cena com os cabelos curtos, charuto em uma mão e um drink tropical na outra. Disparando palavras em espanhol todo o tempo, a Dilma do "SNL" parecia mais uma caricatura da visão americana dos latino-americanos do que especificamente da figura mais sisuda da presidente afastada", diz a descrição da cena publicada pela "Folha de S.Paulo".

Brincadeiras e estereótipos à parte, a presença de Dilma no "SNL" pode ser um indicativo da importância da atual situação brasileira no mundo.

O brasilianista Joseph A. Page disse certa vez que o Brasil não deveria ficar ofendido com essa exposição irônica, pois isso demonstrava uma maior relevância do país no cenário global. Só quem tem relevância chama a atenção do outro o suficiente para poder se tornar alvo de piada.

"Piadas mostram um interesse maior no país. Ter piadas sobre o Brasil significa que as pessoas estão pensando e falando sobre o país", disse, em entrevista concedida em 2010.

Leia também: Polarização muda forma como Brasil reage ao ser alvo de piada no exterior

Há pouco mais de um ano, em março do ano passado, o governo brasileiro e a profunda crise política já haviam sido foco de piadas na TV norte-americana.

O comediante britânico John Oliver bateu panelas na rede de TV HBO, questionando como era possível que a presidente Dilma Rousseff não estivesse envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras, já que ela havia chefiado o conselho da estatal. O vídeo rodou o país, se tornou um dos assuntos mais populares em redes sociais e fez muita gente se dizer "envergonhada".

Naquele momento, este blog Brasilianismo percebeu na reação uma mudança na forma como o Brasil reage ao ser alvo de piadas no resto do mundo. Em vez de gerar protestos ou exigência por pedidos de desculpas formais por parte da população ou do governo, o vídeo passou a ser usado nas disputas políticas no Brasil polarizado.

Os brasileiros sempre tiveram um forte sentimento de proteção contra ofensas internacionais. Ao longo das últimas décadas, sempre que alguma voz pública falava sobre o Brasil, mesmo sendo na ficção, os brasileiros reagiam de forma defensiva, como se tivessem sido profundamente ofendidos em sua honra – chegando a fazer pedidos formais de retratação.

Foi assim com Os Simpsons, desenho animado que retratou o Brasil no episódio "O feitiço de Lisa", de 2002, mostrando macacos no meio da rua. Isso se repetiu quando o ator Robin Williams contou uma piada sobre os motivos de o Rio de Janeiro ter sido escolhido como sede das Olimpíadas, e quando o ator Sylvester Stallone fez comentários jocosos sobre o Brasil, ambos em 2009. Todas as piadas eram interpretadas como ataques, gerando repreensão na mídia brasileira.

Com o "SNL", a questão do humor sobre o Brasil no resto do mundo volta a valer um bom debate. Em vez de se sentirem ofendidos, os brasileiros podem interpretar a brincadeira como um símbolo de que o mundo está atento ao Brasil, e preocupado com as crises no país.

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Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

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