Topo

Dilma e Lula são ironizados em charge da revista "The Economist"

Daniel Buarque

26/03/2016 08h54

Dilma e Lula são ironizados em charge da revista "The Economist"

O desenho publicado na edição mais recente da revista "The Economist"  mostra a presidente Dilma Rousseff correndo e puxando o ex-presidente Lula pela mão enquanto os dois fogem de manifestantes com cartazes que dizem "Parem a corrupção", "O Brasil está cansado", "Escândalos nunca mais" e "Vocês são uma vergonha".

Dilma: Não se preocupe!! Dilma e Lula nunca serão pegos por seus inimigos!!
Lula: Mas esses são os nossos aliados…

O desenho foi publicado na mesma edição em que a revista publicou um editorial muito crítico ao governo, pedindo a renúncia da presidente, além de outras duas reportagens sobre os problemas do Brasil atual – a própria capa da edição desta semana para a América Latina é uma foto de Dilma acompanhada do texto "Hora de ir".

A charge é asssinada por KAL, o pseudônimo do cartunista Kevin Kallaugher, o único a desenhar para a revista de economia. Seu trabalho tem um traço característico e um forte conteúdo político – e ele já assinou mais de 4 mil desenhos deste tipo para a publicação.

Nos últimos anos, a revista tem sido forte crítica da política econômica do governo Dilma. Este blog Brasilianismo já tratou das abordagens da "Economist" em relação ao Brasil em outras ocasiões. A publicação é uma das mais influentes do mundo, e costuma servir de referência para discussões a respeito da economia internacional. A cobertura dela respeito do Brasil tem a tendência histórica de alternar momentos de expectativa com críticas sempre que o modelo da política econômica do governo se aproxima ou se afasta dos ideais "pró-mercado", segundo a pesquisa de doutorado da socióloga Camila Maria Risso Sales.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dilma e Lula são ironizados em charge da revista "The Economist" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts