Topo

Surto de zika monopoliza noticiário internacional sobre o Brasil

Daniel Buarque

01/02/2016 16h38

Surto de zika monopoliza noticiário internacional sobre o Brasil

Em novembro do ano passado, enquanto o Brasil lidava com a notícia de que o surto do vírus zika podia estar relacionado ao aumento do número de casos de microcefalia e fazia deste um dos temas mais populares dos meios de comunicação, o resto do mundo ainda tateava tentando entender o que acontecia no país. Pouco mais de dois meses depois, o risco de epidemia global das doenças se tornou um assunto político a ser tratado por diplomatas em encontros internacionais e médicos de todo o mundo na Organização Mundial da Saúde. E agora o zika praticamente mobiliza o noticiário internacional sobre o Brasil.

Mais da metade das menções ao país na imprensa estrangeira tratam do zika. Na última semana, foram centenas de reportagens todos os dias, com diferentes abordagens e com variados graus de aprofundamento. E assim, a associação entre zika e Brasil chegaram ao topo das tendências mais populares do planeta no Google.

OMS declara zika uma emegência internacional, em reportagem do 'New York Times'

O caso fica ainda mais relevante depois de a OMS declarar, nesta segunda-feira (1º), que o zika é uma "emergência internacional".

"O surto de zika, que é transmitido por mosquitos, começou no Brasil em maio do ano passado e desde então já se espalhou por mais de 20 países na América Latina. A principal preocupação é sobre a possível ligação enntre o vírus e a microcefalia, que faz bebês nascerem com problemas no cérebro e má-formação na cabeça. O número de casos relatados de microcefalia cresceram rapidamente no Brasil, marco zero da doença, apesar de pesquisadores ainda pesquisarem uma relação direta entre as doenças", diz o "New York Times" sobre a notícia da OMS.

Da cobertura incerta e sem muito conhecimento do assunto encontrada nas primeiras reportagens, ainda em novembro de 2015, o tom mudou. Agora há artigos científicos, reportagens com análises políticas e sociais, estudos de medicina, e longos estudos que buscam entender o que acontece no país, e qual o risco disso para o mundo.

O aprofundamento é tal, que a revista "Nature", uma das principais publicações científicas do mundo, já se envolveu no tema, tentando diminuir o pânico global e mencionando que há exagero na preocupação.

Surto de zika monopoliza noticiário internacional sobre o Brasil

A publicação destacou um levantamento que questiona o surto de microcefalia no Brasil.
De acordo com estudiosos, é impossível estabelecer o tamanho real do surto de microcefalia, e o aumento de casos da doença poderia ser atribuído ao fato de, após o aparecimento dos primeiros relatos, ter crescido a atenção a problemas de nascença, como a microcefalia, e também por diagnósticos errados.

A reportagem da "Nature" foi reproduzida e citada em diversos outros veículos. A rádio pública norte-americana PRI, por exemplo, tratou os dados divulgados pelo Brasil com desconfiança.

"Veículos da imprensa foram rápidos em aceitar uma conexão assustadora que pensava-se haver entre o vírus que se espalha rapidamente e a má-formação em bebês. Mas uma análise mais detalhada dos dados e da terminologia usada pelo governo sugere que a todos devem parar e respirar fundo", diz a PRI.

Além das análises sobre o impacto real do zika, reportagens mais aprofundadas estão mostrando como a doença está afetando a vida no Brasil.

Um trabalho publicado no domingo pela agência Associated Press abordou a epidemia de zika sob a ótica da desigualdade social brasileira. Uma reportagem publicada por dezenas de veículos em inglês compara as diferentes realidades de mulheres ricas e pobres sob a ameaça de zika e microcefalia, evidenciando o quanto o Brasil vive diferenças sociais. Enquanto mulheres ricas têm dezenas de opções para se proteger, as pobres encaram a falta de chances para evitar a exposição à doença.

Surto de zika monopoliza noticiário internacional sobre o Brasil

 

Assim como a AP, os jornais "New York Times" e "Wall Street Journal" enviaram seus correspondentes ao Recife, que vem sendo tratado no resto do mundo como o "epicentro da epidemia de zika e microcefalia".

No "NYT", a reportagem é sobre o drama humano vivido na cidade "marcada pela pobreza", enquanto o "WSJ" aborda o trabalho dos médicos que soaram o alarme sobre os riscos da relação entre zika e microcefalia.

A cobertura está por todas as partes, e se fortalece a relação entre a imagem do Brasil e a preocupação com a saúde. Considerando o crescimento do número de reportagens, o tema ainda deve continuar ganhando força na imprensa do resto do mundo.

Além da desigualdade no país, a cobertura tem evidenciado problemas de pobreza no Brasil, especialmente na comparação com outros países. Em um painel sobre o tema na rede de TV CNN, isso ficou claro quando uma entrevistada ressaltou que os americanos moram em cidades com menos gente e têm eletricidade e ar-condicionados. Além disso, eles ficam dentro de casa, o que diminui o risco de picadas de mosquitos. "Nosso estilo de vida não nos expõe tanto a mosquitos quanto os pobres em uma favela brasileira", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Surto de zika monopoliza noticiário internacional sobre o Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts