Topo

Deu na 'Economist': Crise atrapalha abertura do Brasil a refugiados

Daniel Buarque

09/10/2015 10h27

Reportagem da 'Economist' diz que Brasil se oferece para receber refugiados, mas crise afeta capacidade de conseguir emprego

O Brasil já foi chamado de "Eldorado" para abrigar refugiados em meio à onda global de migrações que causa crises em vários países, especialmente na Europa. Nas últimas semanas, dezenas de veículos de comunicação internacionais noticiaram a disposição do governo para receber ainda mais refugiados vindos especialmente da Síria. O país conseguiu se colocar como um dos poucos membros da comunidade internacional realmente dispostos a ajudar a solucionar o problema.

Só que nem tudo é positivo nesse envolvimento do Brasil no problema dos refugiados, segundo a revista "The Economist". "Os problemas vêm depois", diz uma reportagem publicada nesta semana.

"A maioria dos refugiados prefere trabalhar a receber doações. Mas com a expectativa de encolhimento de 3% da economia neste ano, trabalho é cada vez mais difícil de achar", explica.

Por conta da crise econômica e do aumento do desemprego, diz a "Economist", mesmo que o Brasil esteja disposto a receber refugiados, é provável que o país não se torne o local mais atraente. "Até que a economia volte a crescer, é difícil o Brasil se tornar um destino popular", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deu na 'Economist': Crise atrapalha abertura do Brasil a refugiados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts