Em jornal inglês, Lula ataca postura de Bolsonaro no confronto EUA x Irã
Daniel Buarque
10/01/2020 10h48
O jornal britânico The Guardian publicou nesta semana um artigo escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por seu chanceler, Celso Amorim, em que eles criticam a postura do Brasil diante da tensão entre EUA e Irã.
"É profundamente lamentável que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, impulsionado por uma ideologia agressiva de extrema direita e uma vergonhosa subserviência ao atual presidente dos EUA, adote uma postura contrária à constituição brasileira e às tradições de nossa diplomacia, endossando o ato da guerra de Trump", diz o texto, em inglês.
Leia também: Irã se torna símbolo do fracasso da ambição de potência global do Brasil
Para Lula e Amorim, Bolsonaro "ignora os danos humanitários causados pela guerra", e deveria pensar pelo menos nas relações comerciais entre o Brasil e o Irã
"Acima de tudo, ele deve se preocupar com a segurança do nosso país e do nosso povo, que estão sendo pressionados a apoiar uma guerra que não é deles", dizem.
O ex-presidente e o seu ministro de Relações Exteriores ressaltam que o Brasil participou de negociações de paz entre o Irã e o Ocidente, mesmo que a declaração não tenha sido endossada pelos Estados Unidos. O texto destaca ainda que o Brasil deveria focar mais na guerra à fome do que em conflitos armados entre nações.
"Neste momento crítico para a humanidade, o Brasil deve demonstrar mais uma vez o que realmente é: um país soberano, defensor da paz e da cooperação entre os povos, admirado e respeitado no mundo."
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.