Análise do Monde ataca Bolsonaro, mas diz que ele pode ter 'reinado' longo
Daniel Buarque
30/12/2019 12h06
Às vésperas do primeiro aniversário do governo de Jair Bolsonaro, o jornal francês Le Monde publicou uma análise crítica sobre o impacto do presidente na política brasileira. Segundo a avaliação do correspondente da publicação no Brasil, Bolsonaro é um líder problemático para o país, e representa o lado obscuro da nação, mas não deve ser visto como um acidente na história do Brasil, e pode ter um "reinado" longo.
"Seria errado ver o presidente brasileiro apenas como o produto de uma febre tropical passageira. Seria subestimar o personagem e o que ele representa", diz o texto.
Segundo a análise, o primeiro ano de Bolsonaro no poder mostrou um líder combativo contra o "sistema" político de modo mais radical do que qualquer outro no mundo.
"Mentiras em série, comentários racistas e homofóbicos, piadas escatológicas e misóginas, delírios conspiratórios, defesa da tortura e da ditadura, insultos a líderes estrangeiros… O suficiente para fazer Trump e Salvini parecerem cavalheiros corteses ou social-democratas gentis", diz.
Apesar do tom crítico –presente em quase toda a cobertura que o Monde faz de Bolsonaro desde antes da sua vitória na eleição–, o jornal aponta que o presidente tem conseguido se consolidar no poder e não vai ser um governante passageiro rapidamente esquecido. Até mesmo porque a política do Brasil não parece oferecer alternativas sérias a ele, explica.
"Bolsonaro não é um presidente padrão, muito menos um clandestino no poder", diz.
"Neste baile de máscaras do Brasil, onde tudo é dito, mas onde tudo permanece oculto, 'Bolso', o palhaço, triunfa como grotesco rei do carnaval. À sua maneira, confuso e ultrajante, esse presidente incorpora as profundas contradições de seu país e sabe como ninguém se alimentar de suas falhas. Ele é tudo menos um acidente na história. Com ou sem cansaço, destituído ou não, reeleito ou não, esse gênio tropical perturbador não está prestes a entrar na lâmpada. O reinado de Jair Bolsonaro pode durar mais tempo do que pensamos."
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.