Topo

Economia do Brasil ainda não escapou do voo da galinha, diz Financial Times

Daniel Buarque

15/12/2019 19h09

Um artigo publicado pelo jornal Financial Times levanta dúvidas sobre a percepção de recuperação da economia do Brasil, e diz que o país ainda precisa escapar da velha trajetória de "voo da galinha", em que os índices econômicos registram uma alta curta antes de caírem novamente.

"Investidores estrangeiros têm acreditado menos na narrativa de recuperação do que os locais", diz o artigo.

O texto fala sobre a empolgação do mercado com ações do Brasil, especialmente com a oferta pública da plataforma brasileira de serviços financeiros XP Inc na Nasdaq. Segundo o jornal, pode haver algum exagero no ânimo dos investidores no país.

"É aconselhável observar os investidores estrangeiros. Afora o ano de crise de 2008, eles têm sido fortes compradores líquidos de ações na Bolsa todos os anos desde que os números foram coletados pela primeira vez em 2004. Essa entrada líquida parou, no entanto, no ano passado. E este ano, até 9 de dezembro, eles sacaram R$ 13,6 bilhões líquidos, facilmente a maior retirada já registrada", diz.

A reportagem parece ir na contramão do que a imprensa internacional de economia tem publicado sobre o Brasil ao longo do último ano, com uma perspectiva de melhora do país.

Segundo o FT, apesar de haver um claro otimismo internacional em relação à economia brasileira, o ânimo perdeu força depois da aprovação da Reforma da Previdência (que era vista como o início de uma onda de mudanças na economia brasileira). Além disso, o país ainda tem um índice alto de desemprego e o endividamento da população está aumentando.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Economia do Brasil ainda não escapou do voo da galinha, diz Financial Times - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts