Topo

Mundo acompanha 'mistério' do vazamento de óleo no Nordeste do Brasil

Daniel Buarque

13/10/2019 05h40

O Brasil é o cenário de um grande mistério em torno de um desastre ambiental acompanhado pela imprensa internacional com atenção ao longo dos últimos dias. Há mais de uma semana que os principais veículos estrangeiros noticiam o grande vazamento de óleo que atinge o Nordeste do país, e destacam o fato de que ninguém sabe até agora a origem do problema.

"Mais de um mês desde que o óleo começou a aparecer nas praias mais turísticas do Brasil, pontilhando areia com manchas pretas, matando tartarugas marinhas e assustando os pescadores, a origem do óleo ainda é um mistério", diz uma reportagem da agência Bloomberg destacada pelo site da revista Time no sábado.

O caso vem sendo visto no exterior como uma nova crise ambiental no país –o que afeta a imagem internacional do Brasil. A repercussão e a preocupação são ainda maiores pelo fato de o vazamento ocorrer no mesmo ano em que o país foi alvo de problemas ambientais após o rompimento da barragem de Brumadinho e especialmente após o aumento dos incêndios florestais na Amazônia.

Além disso, o vazamento se destaca por atingir a imagem de paraíso tropical de praias brasileiras.

"Uma grande operação de limpeza continua ao longo da costa do Nordeste do Brasil, após um grande derramamento de óleo. Pelo menos 150 praias foram afetadas até agora. O óleo tem sido difícil de rastrear, pois fica sob a superfície da água e não pode ser facilmente detectado", diz uma reportagem publicada pelo site em inglês da rede árabe Al Jazeera.

Apesar de a preocupação ambiental ser o principal foco da cobertura, a questão do mistério em torno do vazamento tem chamado muito a atenção no resto do mundo.

A imprensa internacional noticiou as falas do presidente Jair Bolsonaro, alegando que o vazamento poderia ter sido criminoso, ou ter vindo de outro país, como a Venezuela, e também publicou que o governo venezuelano refutou a sua responsabilidade. A origem do vazamento, entretanto, ainda é discutida como um mistério a ser investigado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mundo acompanha 'mistério' do vazamento de óleo no Nordeste do Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts