Censura de Crivella é tiro que saiu pela culatra, diz imprensa estrangeira
Daniel Buarque
08/09/2019 04h18
A tentativa do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de censurar uma cena de beijo entre dois homens em uma história em quadrinhos ajudou a tornar a imagem em uma das mais vistas no país.
"A censura saiu pela culatra", diz uma reportagem publicada no site americano de notícias de entretenimento Screen Rant. A publicação destaca que a imagem passou a ser espalhada por redes sociais e também ilustrou a capa da Folha de S.Paulo.
"Crivella, um bispo evangélico antes de assumir o cargo de prefeito do Rio, queria enviar uma mensagem censurando cópias do beijo da Marvel Comics por seu conteúdo 'inadequado' para crianças e famílias. Mas a Justiça, e agora a primeira página do maior jornal do país, tornaram o romance dos Jovens Vingadores histórico", diz o Screen Rant.
O caso da tentativa de censura na Bienal do Rio ganhou repercussão internacional, com cobertura sobre o pedido do prefeito, discussões sobre homofobia no Brasil e tentativa de acompanhar o noticiário relacionado às decisões jurídicas ligadas a ele.
A tentativa de censura também teve espaço no jornal americano The New York Times. Segundo a publicação, "o ataque também provocou muita reação contra o prefeito –de organizadores de festivais, editoras, comediantes e, finalmente, as cortes brasileiras", diz.
O tom usado pelo jornal também mostra a inversão de prioridades políticas em uma cidade que enfrenta sérios problemas. "A ordem de Crivella também serviu para lembrar jornais e emissoras de TV locais de outras coisas que o prefeito poderia estar fazendo, como combater a pobreza. A taxa de desemprego local atingiu 15,3% no primeiro trimestre deste ano", diz.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.