Topo

Após tensão, embaixador chinês diz que cooperação com o Brasil é um modelo

Daniel Buarque

17/08/2019 04h52

As relações diplomáticas entre Brasil e China completaram 45 anos nesta semana. Pelo que se viu em declarações publicadas pela mídia chinesa nos últimos dias, a tensão na ligação entre os dois países por conta de declarações do presidente Jair Bolsonaro e da maior aproximação do Brasil com os EUA não devem se tornar um problema.

Em uma entrevista publicada pela agência Xinhua (em seu site em inglês), o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, defendeu que o novo governo brasileiro manteve os laços entre os dois países estável e em um ritmo saudável, mantendo a cooperação em diversas áreas.

"Aos olhos de Yang, o novo governo brasileiro atribui grande importância à cooperação com a China e está disposto a aprofundar ainda mais a parceria estratégica abrangente", diz a agência.

Segundo o embaixador, os dois países podem impulsionar a cooperação em áreas de tecnologia como satélites, inteligência artificial, internet das coisas e 5G, e nos setores de agricultura, turismo e esportes.

A declaração é importante porque a eleição de Bolsonaro havia criado preocupação nos laços entre os dois países. Bolsonaro havia retratado a China, a maior parceira comercial do Brasil, como um predador que quer dominar setores cruciais da economia.

Na comemoração do aniversário das relações diplomáticas, Yang defendeu que as relações entre o Brasil e a China são um modelo para a cooperação Sul-Sul, e que os dois países compartilham interesses estratégicos como a promoção da governança global e uma voz mais ativa de países em desenvolvimento em assuntos internacionais.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após tensão, embaixador chinês diz que cooperação com o Brasil é um modelo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts