Topo

Em editorial, Financial Times diz que divisões no governo arriscam reformas

Daniel Buarque

24/02/2019 15h18

Administrar uma coalizão com força suficiente para aprovar a reforma da Previdência em meio a grandes divisões políticas é o maior desafio dos primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro, segundo um editorial do jornal de economia "Financial Times". De acordo com o texto de opinião da publicação, a proposta de reforma apresentada neste mês é fundamental para recuperar a economia do país, mas vai enfrentar dificuldades no processo político para sua aprovação.

O Financial Times diz que o início do governo surpreendeu por já ter se envolvido em um escândalo de corrupção, mas que os militares "se mostraram moderados sensíveis em vez de autoritários sem rosto", e que pouco no governo Bolsonaro provou o que gerava medo em sua eleição.

Mesmo assim, diz que os desafios são grandes. "Bolsonaro tem uma queda por insultos hiperbólicos, não tem experiência executiva, e seu partido não tem maioria no Congresso", explica.

O jornal de economia cita o vice presidente Hamilton Mourão (chamado de "Mourãu" no texto) como parte do desafio de criar unidade no governo "dividido em três tribos. Há os tecnocratas, os ideólogos e os generais", diz. "E também há o Congresso", complementa.

"Apesar de todo esse potencial para divisão e impasse, o governo ainda está desfrutando de um período de lua de mel. Os tecnocratas e os militares têm a capacidade técnica de que Bolsonaro claramente carece. O presidente, por sua vez, tem os votos, o mandato e um alto índice de aprovação. Ambos os lados precisam um do outro, por enquanto."

O FT compara este início de governo com os primeiros meses de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, e diz que Bolsonaro é mais próximo dos ideólogos do seu governo do que Lula era no início dos anos 2000.

"Se a economia do Brasil melhorar rapidamente –um grande 'se'– isso pode ajudar a diminuir as diferenças entre campos rivais. Se não, algo terá que mudar. Não está claro qual lado prevaleceria."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em editorial, Financial Times diz que divisões no governo arriscam reformas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts