Topo

Medo de Bolsonaro estimula casamento gay no Brasil, diz mídia estrangeira

Daniel Buarque

17/12/2018 07h11

A preocupação com a proximidade da posse de Jair Bolsonaro como próximo presidente do Brasil gerou uma onda de casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país, o que ganhou uma grande repercussão internacional nos últimos dias. Alguns dos principais veículos da imprensa estrangeira, como o jornal britânico The Guardian, a rede BBC e a agência internacional Associated Press trataram do tema.

"Diante de um presidente eleito homofóbico com alianças estreitas com igrejas evangélicas e católicas, as pessoas LGBT no Brasil estão correndo para reivindicar direitos tão duramente conquistados como a igualdade no casamento e as mudanças de nome e gênero", diz uma reportagem no Guardian.

Segundo a publicação, neste ano houve um aumento de 25% nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, e um aumento de 42% em São Paulo, em comparação com o ano passado.

"A pressa em se casar antes do empossamento de Bolsonaro em 1º de janeiro tornou-se um ato de resistência contra o presidente eleito", explica..

Segundo a BBC, casais do mesmo sexo estão acelerando a oficialização das relações com medo que Bolsonaro dê fim ao seu direito de se casar depois de assumir o cargo no próximo ano.

"Bolsonaro tem sido criticado por comentários homofóbicos, inclusive dizendo que preferia ter um filho morto do que um filho gay", diz a reportagem.

O Los Angeles Times também publicou reportagem explicando que o "boom" começou em setembro, quando Bolsonaro se consolidou como o favorito nas eleições. "Naquele mês, segundo a associação nacional de cartórios, houve 831 casamentos entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, 54% a mais do que em outubro de 2017. O total acumulado em novembro subiu 66%, para 986", diz, com números diferentes dos apresentados pelo Guardian, mas igualmente mostrando aumento.

O jornal americano Miami Herald foi um dos que publicaram a reportagem da AP sobre o aumento no número de casamento de pessoas do mesmo sexo nos últimos meses. O texto destaca um casamento coletivo realizado no fim de semana.

"Cerca de quarenta casais gays se casaram no centro de São Paulo no sábado, oficializando a relação parte por medo que a nova administração do presidente eleito possa restringir o casamento entre pessoas do mesmo sexo", diz..

"Embora sua campanha não tenha expressado visões contra o casamento gay, o registro de comentários homofóbicos de Bolsonaro causou alarme", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Medo de Bolsonaro estimula casamento gay no Brasil, diz mídia estrangeira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts