Artigo no 'New York Times' diz que eleição faz Brasil flertar com o passado
Daniel Buarque
25/08/2018 06h55
Os dois candidatos que aparecem nas pesquisas na liderança das pesquisas de intenção de voto para a Presidência do Brasil são uma demonstração de que o Brasil está olhando para trás. Segundo um artigo de opinião publicado no jornal americano "The New York Times", a preferência pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Jair Bolsonaro indicam que em vez de pensar no futuro, o país está flertando com o passado.
Assinado pela jornalista Carol Pires, o artigo destaca que Lula está preso por corrupção, mas que muitos dos seus eleitores se apegam à nostalgia da boa economia registrada no governo dele, o que não voltaria facilmente ao país.
Apesar de mencionar o ex-presidente, o artigo foca mesmo na candidatura de Bolsonaro, que é apresentado como um populista conservador defensor da "deplorável" ditadura que governou o país entre 1964 e 1985 e representaria um retorno a esse passado obscuro do país.
"Quer Bolsonaro seja eleito presidente ou não, o fato de ele estar dominando as pesquisas é um imenso passo para trás para o Brasil. Durante qualquer período eleitoral, as pessoas tendem a dizer que votariam no 'mal menor', mas dessa vez o que está em jogo é maior, dado que um dos candidatos estruturou sua campanha em torno de ideias antidemocráticas", diz.
Sobre o Autor
Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.
Sobre o Blog
O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.