Topo

Em entrevista a rádio dos EUA, Bolsonaro defende a ditadura militar

Daniel Buarque

31/07/2018 05h39

Enquanto o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, negava, em entrevista ao programa Roda Vida, a possibilidade de abrir arquivos da ditadura militar no Brasil, a rádio pública dos EUA, NPR, publicava uma entrevista feita com o deputado em que ele defendia o regime.

Segundo ele, a ditadura foi um período "muito bom" para o país, e "impediu que o Brasil caísse sob influência da União Soviética".

A NPR explica ainda que a proximidade entre o candidato e os militares elevou a preocupação no país sobre as tendências autoritárias de Bolsonaro.

Apesar de defender a ditadura, o candidato negou que apoie uma tomada do poder pelos militares, segundo a reportagem.

A NPR explica que Bolsonaro atuou por mais de duas décadas no Congresso, mas que mesmo assim se apresenta como um nome de fora da política.

"Até recentemente, Bolsonaro estava nas margens da política brasileira, um congressista com sete mandatos que ocasionalmente aparecia nas manchetes, especialmente por comentários ofensivos à comunidade LGBTQ, mulheres e negros. Mas grande parte do público do Brasil perdeu fé na elite política por conta do enorme escândalo da Lava Jato, uma profunda recessão por dois anos e medo da violência", diz.

"Se apoiando no desencanto generalizado, Bolsonaro avançou para o centro do palco. Alguns comparam sua ascensão à de Donald Trump, que ele admira."

A reportagem da NPR relata ter encontrado com o candidato no aeroporto de Fortaleza, em meio a uma cobertura nacional sobre as eleições no país. A rádio cita vários eleitores brasileiros que se dizem frustrados com a política nacional como um todo, mas também relata que muitas minorias se dizem preocupadas com as chances do deputado.

"Pesquisas mostram que muitos brasileiros ainda precisam decidir em quem vão votar, o que indica que a corrida pela Presidência está aberta", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em entrevista a rádio dos EUA, Bolsonaro defende a ditadura militar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Mais Posts